Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z (Continuação)

    GINECOMASTIA

    Aumento do volume mamário nos homens. Deve ser sempre estudada, pois pode ser resultado de tumores ou alterações hormonais. Uma situação frequente é na insuficiência hepática. O fígado controla o tipo de hormonas que circulam no organismo. O estrogénio (hormona feminina) é muito parecido com a testosterona (hormona masculina). A insuficiência hepática pode levar ao aumento do nível de estrogénios no organismo masculino e o estrogénio leva ao aumento do volume mamário. Esta doença tem tratamento, mas o medicamento deve ser utilizado com muita prudência.

    GLAUCOMA

    É o aumento da pressão intraocular. Os olhos estão cheios de líquido, que está constantemente a ser segregado e absorvido. Mas esse líquido tem de estar a uma determinada pressão. Se aumentar a secreção ou diminuir a absorção, a pressão do líquido aumenta e pode levar à cegueira. Pode ser agudo ou crónico. Os sinais habituais de glaucoma agudo são a dor de cabeça, principalmente em torno dos olhos e alterações visuais. É uma situação de emergência e deve ser avaliada o mais rapidamente possível. O glaucoma crónico pode ser mais difícil de perceber e só em exames de rotina em oftalmologia é descoberto. Qualquer alteração visual deve ser investigada. As pessoas de idade devem visitar o médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

    GOTA

    Doença muito dolorosa que resulta da deposição de ácido úrico nas articulações. O local típico de deposição é no dedo grande do pé. Há tratamento para a fase aguda, mas a situação deve ser prevenida com alguns cuidados na alimentação e com medicamentos que baixam a quantidade de ácido úrico no sangue. A análise ao ácido úrico faz parte de qualquer rotina analítica anual.

    foto

    GOLPE DE CALOR

    Muitas vezes também chamada insolação, é uma situação potencialmente grave que afeta uma pessoa exposta a calor exagerado. O corpo humano tem a capacidade de se adaptar a diferentes temperaturas. Mas é uma capacidade limitada. Se o ambiente for muito quente e não houver deslocação de ar, o corpo da pessoa aquece demasiado porque a pele não consegue libertar o calor natural do corpo para uma atmosfera demasiado quente. Se a pessoa não for arrefecida e colocada em local mais abrigado do calor, pode inclusivamente morrer por sobreaquecimento. O tratamento, para além desta mudança de ambiente da pessoa, consiste no arrefecimento do corpo com auxílio de toalhas embebidas em água fresca com que se arrefece o corpo todo. As crianças e as pessoas idosas são particularmente vulneráveis aos ”golpes de calor”.

    GRUPO SANGUÍNEO

    A descoberta dos Grupos sanguíneos ocorreu no princípio de século XX, quando o cientista austríaco naturalizado nos USA, Karl Landsteiner, quis estudar porque é que por vezes as pessoas morriam quando lhes era transfundido sangue doutra pessoa. Então resolveu juntar sangue de várias pessoas e ver o que acontecia. Nuns casos não acontecia nada. Noutros casos os glóbulos vermelhos agarravam-se uns aos outros e formavam verdadeiros coágulos. Conseguiu identificar vários grupos de sangue a que deu os nomes de A, B, AB e O. Mais tarde descobriu-se que havia ainda outro sistema diferente de grupos sanguíneos a que se chamou Sistema RH, independente do primeiro, podendo ser positivo ou negativo. Pelo que pode haver 8 grupos sanguíneos diferentes. Em Portugal o grupo sanguíneo mais frequente é o grupo A Positivo. O mais raro é o AB Negativo.

    Aparelho de hemodiálise em funcionamento
    Aparelho de hemodiálise em funcionamento

    HEMATÚRIA

    Trata-se da presença de sangue na urina. É SEMPRE um sinal de doença. Há muitas causas de sangue na urina. A mais vulgar é uma infeção da bexiga. O interior da bexiga fica muito inflamado e pode sangrar. Mas pode ser o primeiro sinal de tumor maligno em qualquer parte do aparelho urinário. Perante a presença de sangue na urina a pessoa deve recorrer ao médico (de Medicina Geral e Familiar ou Urologista) para diagnosticar o problema e tratar quanto antes.

    HEMIPLEGIA

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

    Outras Notícias

    · Médico: um ator social?

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].