Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Educação


    TRÊS DESTES ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SÃO DE ERMESINDE

    Escolas do Concelho de Valongo que participaram no programa Eco-Escolas 2020-2021 já receberam o Galardão

    Foto CMV
    Foto CMV
    O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, entregou no dia 7 de abril o Galardão Eco-Escolas às escolas do concelho que participaram no programa em 2020-2021.

    «O Município de Valongo tem, desde a primeira hora, apoiado e acompanhado a implementação deste programa que visa sobretudo encorajar ações e enaltecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável», ressalva a autarquia em nota de imprensa.

    O autarca elogiou e agradeceu o trabalho das escolas galardoadas e apelou à comunidade educativa para que participem cada vez mais neste e nos restantes projetos de educação ambiental disponíveis no município. «O envolvimento das escolas é indispensável no caminho para alcançar a sustentabilidade ambiental, que Valongo tem trilhado com sucesso e que já mereceu dois prémios da Comissão Europeia: o Green Leaf e o Mobility Week», salientou José Manuel Ribeiro.

    O programa Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, em parceria com as escolas e os municípios. Pretende encorajar ações e enaltecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental/para o desenvolvimento sustentável. Além dos três temas base – água, resíduos e energia.

    «O programa assenta em 7 passos, incluindo constituição de um Conselho Eco-Escola, realização de auditoria ambiental, definição de um plano de ação, monitorização e avaliação, trabalho curricular interdisciplinar, envolvimento com a comunidade local e redação do Eco-Código. É um projeto dinâmico e de reconhecido interesse para a formação cívica e ecológica das crianças e jovens, com elevada participação nacional, sendo também prestigiante para os municípios terem escolas inscritas. O esforço das escolas é recompensado com a atribuição do Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas, devendo cada escola demonstrar que implementou as metodologias exigidas de acordo com a sua própria especificidade, alunos e características do meio envolvente», explica a Câmara.

    No ano letivo 2020/21, foram galardoadas as seguintes escolas no Município de Valongo: Escola Básica da Retorta; Escola Básica de Outeiro; Escola Básica de Sobrado; Escola Básica e Secundária de Campo; Escola Básica/JI de Fijós; Escola EB 2,3 de S. Lourenço; Escola EB1/JI de Balselhas; Escola EB1/JI de Sampaio; Escola Secundária de Alfena; Escola Secundária de Valongo e o Externato Santa Joana.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].