Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Local


    Em Ermesinde a Páscoa voltou a ser celebrada como manda a tradição

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Após dois anos em que a Páscoa não foi celebrada como manda a tradição, ou seja, sem as habituais cerimónias pascais, por causa da pandemia, este ano praticamente tudo voltou à normalidade, digamos assim. Nesse sentido trocámos algumas impressões com o pároco de Ermesinde, o cónego João Peixoto, que nos começou por falar como é que a paróquia da nossa freguesia Ermesinde vivenciou a quadra pascal próximo (literalmente) da sua comunidade. O padre da nossa cidade começa então por recordar que em 2020 «estivemos em rigoroso confinamento desde o 3.º domingo da Quaresma (15 de março) até ao Pentecostes (30 de maio). Aí, sim, não foram possíveis celebrações comunitárias. Não deixámos de celebrar na nossa Igreja com a presença de um mínimo indispensável de ministros – leitores, acólitos, cantores, diáconos – mas sem a presença da assembleia reunida. Foi muito duro. Temos consciência da importância da transmissão das celebrações realizadas na Igreja através das redes sociais (YouTube e Facebook) mas o seu sucesso foi relativo e desigual. Só muito limitadamente atenuaram os danos: a grande maioria da comunidade estava, de facto, trancada nas suas casas, na sua solidão.

    foto
    Em 2021, as coisas já foram muito diferentes. Tínhamos retomado as celebrações comunitárias. Com grandes distanciamentos entre as pessoas – a lotação da Matriz de Ermesinde estava reduzida a cerca de 1/8! –, a nossa Igreja já acolhia verdadeiras assembleias, como se pode ver no histórico das redes sociais a que continuámos a recorrer nessa fase. Com leves adaptações em alguns ritos (por exemplo: na adoração da Cruz em Sexta-feira Santa), o Tríduo Pascal foi celebrado com quase normalidade. Faltou, porém, a saída do Compasso, a tradicional Visita Pascal.

    foto
    Em 2022, com a acrescida segurança sanitária proporcionada pela vacinação, as principais celebrações do Tríduo quase regressaram à situação pré-pandemia. Digo «quase» porque há pessoas que ainda não retomaram a prática comunitária do culto pelas mais variadas razões e continuam retidas em casa. A grande novidade, em relação aos dois anos anteriores, foi a retoma do tradicional “Compasso”», diz-nos.

    Questionado como é que a paróquia sentiu a nossa comunidade, se houve uma maior participação, envolvência, nas celebrações após dois anos de “ausência” física, isto é, se a nossa paróquia sentiu nesta Páscoa que os ermesindenses estavam desejosos, ou saudosos, deste tempo de celebração, de participar nas cerimónias realizadas na paróquia, de receber a cruz nas suas casas, o padre Peixoto começa por dizer que tal como disse anteriormente a retomada foi gradual. «Eu pude testemunhar que na Missa da Ceia do Senhor, em Quinta-Feira Santa e na Celebração da Paixão, em Sexta-Feira Santa a participação dos fiéis era quase equivalente à da situação pré-pandemia. Infelizmente não pude presidir à Vigília Pascal nem à Missa da manhã de Páscoa que precede a saída do “Compasso”. Mas dizem-me que, nesta última, a Igreja estava literalmente repleta de fiéis. Posso também acrescentar que ao longo da Semana Santa o telefone da Igreja não teve descanso com paroquianos a perguntar se o “Compasso” iria sair. Muitos estavam verdadeiramente ansiosos».

    foto
    Como já vimos o regresso do “Compasso” foi um dos momentos mais marcantes desta Páscoa. O padre Peixoto diz-nos que estavam preparadas para sair da Igreja Matriz 52 cruzes para as diversas zonas de Ermesinde, ficando apenas duas por sair. «Em princípio, com alguns ajustes dos itinerários, toda a cidade de Ermesinde deverá ter sido percorrida pelos anunciadores da Ressurreição. Terá falhado – e muito me penaliza se isso se confirmar – o percurso de um grupo na zona dos Montes da Costa. Dado que as orientações da Conferência Episcopal excluíam o beijo na Cruz bem como a confraternização à mesa, em geral o “Compasso” passou mais cedo e alguns que, gostariam de lhe abrir as portas, nem se aperceberam. Nós procurámos prevenir dessa eventualidade, mas os nossos meios de informação são limitados. Por outro lado, o medo persistente da infeção pandémica terá inibido muitos que assim continuaram fechados em suas casas. Queria congratular-me e agradecer a todos os que, correndo ainda alguns riscos e saindo do seu conforto, se disponibilizaram generosamente para serem os anunciadores da Ressurreição nesta Páscoa ainda a caminho da “normalidade”», concluiu o cónego João Peixoto esta breve conversa com o nosso jornal. Aqui ficam algumas imagens da saída do “Compasso” da Igreja Matriz no Domingo de Páscoa.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].