Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL

    Ermesinde 1936 viveu um mês de decisões e confirmações

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Abril foi um mês de decisões e confirmações para a principal equipa do Ermesinde 1936 no âmbito das competições da Associação de Futebol do Porto (AFP).

    A turma de Sonhos não só assegurou a manutenção na Divisão de Elite, como também carimbou o passaporte para as meias-finais da Taça da AFP.

    Começando pelo campeonato, os pupilos de Jorge Lopes estão por esta altura, a uma jornada do fim da prova, isolados no comando da Série 3 da fase de manutenção, com 33 pontos, a salvo da descida portanto, fruto de uma vitória, dois empates e uma derrota ao longo do mês. A vitória, a qual assegurou matematicamente a manutenção no escalão maior da AFP, aconteceu na véspera do Dia de Páscoa, mais concretamente a 16 de abril, altura em que o Ermesinde 1936 se deslocou a Sobrado para acertar calendário com a equipa local, isto é, o jogo em atraso da 7.ª jornada. E o que se passou no Estádio Municipal de Sobrado foi uma concludente vitória dos ermesindistas por 4-1.

    O jogo não começou, no entanto, de feição para o emblema da nossa terra, que aos 15 minutos viu Dani inaugurar o marcador para os sobradenses, os quais ao intervalo venciam a partida. No reatamento tudo mudou. Houve um autêntico vendaval por parte do Ermesinde 1936 que varreu por completo com as aspirações dos locais em vencer este dérbi. Ricardo Fernandes, aos 50 minutos, Herdeiro, aos 53 minutos, Diogo Cunha, aos 62 minutos, e Bruno Silva, aos 89 minutos, foram os obreiros da reviravolta que não só consolidou a liderança ermesindista nesta Série 3, mas acima de tudo garantiu que para a próxima época o Ermesinde 1936 vai voltar a estar no escalão mais alto da AFP.

    Neste encontro as equipas alinharam da seguinte forma: Sobrado: Sérgio Lima, Nuno Carvalho, César, Amaral, Dio, Tinaia (Michael, 58), Ricardo Pinto (Sanca, 76), João Cardoso, Dani, Martinho Té (Janilson, 63) e Jorginho. Treinador: João Queirós.

    Ermesinde 1936: Marino, Diogo Pinheiro, Candé, Pedro Castro, Tomás Mota, Dani (Cláudio, 46), Luís Costa, Ricardo Fernandes (Edgar, 70), João Fernandes (Bruno Silva, 46), Diogo Cunha (Ricardinho, 70) e Herdeiro (Rui Bessa, 90). Treinador: Jorge Lopes.

    A ÚNICA DERROTA DE ABRIL

    A única derrota do mês de abril aconteceu no dia 3, na Lixa, ante a turma local em partida referente à 11,ª jornada. Um lance infeliz do guardião verde-e-branco Sérgio Carneiro, que fez um auto-golo ao minuto 79, deu a vitória ao conjunto do concelho de Felgueiras por 1-0. As equipas jogaram com: Lixa: Zé Ricardo, Caiçara, Rúben, Fábio, Raul Babo, Rafael Babo, Tiago (Pelé, 83), Parada (João André, 62), Mauro, Moreno (Cobra, 61) e Rui Filipe. Treinador: Hélder Silva.

    Ermesinde 1936: Sérgio Carneiro, Diogo Pinheiro, Diogo Guimarães (Candé, 42), Pedro Castro (Rui Bessa, 88), Tomás Mota, Dani, João Fernandes (Bruno Silva, 71), Ricardo Fernandes, Claúdio (Luís Costa, 71), Diogo Cunha e Herdeiro. Treinador: Jorge Lopes.

    EMPATE COM O DESPROMOVIDO ALFENENSE

    Uma semana depois, mais concretamente no dia 10, houve dérbi concelhio em Ermesinde, entre a turma local e o Alfenense (jogo da imagem). Foi uma partida bem disputada, com muitos golos, os quais só apareceram na segunda parte. O primeiro foi para a equipa visitante, que na entrada para este encontro já tinha a sua sentença traçada nesta divisão, ou seja, a despromoção. Aos 56 minutos Diogo Sousa abriu o marcador, mas pouco depois (61) Bruno Silva restabeleceu a igualdade para o Ermesinde 1936. João Faria voltou ao minuto 72 a colocar o Alfenense na frente do marcador, mas a justiça acabaria por chegar já em tempo de compensação (93 minutos), quando Candé fez o 2-2 final.

    No Estádio de Sonhos os dois conjuntos jogaram com: Ermesinde 1936: Sérgio Carneiro, Diogo Pinheiro, Candé, Pedro Castro, Tomás Mota, Dani (João Fernandes, 65), Luís Costa, Ricardo Fernandes (Cláudio, 65), Bruno Silva, Diogo Cunha e Herdeiro (Ricardinho, 80). Treinador: Jorge Lopes.

    Alfenense: Simão, Cláudio, Diogo Sousa, Estevinho, João Costa, João Sousa, João Faria, Leandro, Luís Miguel, Nuno Almeida e Vítor Costa (Nuno Ribeiro, 90). Treinador: Rui Cunha.

    MAIS UM PONTO AMEALHADO EM BARROSAS

    Por fim, no que concerne a campeonato, o Ermesinde 1936 alcançou uma nova igualdade, desta feita a uma bola, no reduto do Barrosas, no passado dia 24 de abril, em partida da 13.ª jornada desta fase de manutenção. Os golos foram apontados na reta final do encontro, o primeiro para o Barrosas, por intermédio de Corta, aos 79 minutos, e o segundo para os ermesindistas, da autoria de Luís Costa, ao minuto 81.

    Neste jogo o alinhamento das equipas foi o seguinte: Barrosas: Luís, Corta, Carlão II, Ferraz, Seixas (Agostinho, 80), Fábio (Carlão I, 80), Perry, Rui Alves, Rui Miguel (Paulinho, 90), Tiago Vieira e Tété. Treinador: Tonanha.

    Ermesinde 1936: Sérgio Carneiro, Rui Bessa (Luís Costa, 72), Pedro Castro, Candé, Tomás Mota, João Fernandes (Diogo Cunha, 72), Edgar, Ricardo Fernandes, Cláudio, Ricardinho e Herdeiro. Treinador: Jorge Lopes.

    EPOPEIA DA TAÇA DA AFP CONTINUA

    Ao derrotar na noite de 20 de abril último o Padroense por 2-0 o Ermesinde 1936 assegurou a passagem às meias-finais da Taça da Associação de Futebol do Porto (AFP).

    Os golos foram apontados na primeira parte, o primeiro por intermédio de Nuno Herdeiro, aos 21 minutos, e o segundo por Diogo Cunha, à passagem do minuto 34.

    A equipa da nossa cidade vai assim tentar chegar à final da Taça da AFP pela segunda vez na sua história, depois de ter marcado presença na final desta competição em 2014, então denominada Taça Brali, sendo que na altura os ermesindistas foram derrotados pelo Serzedo por 4-0.

    Refira-se ainda que para além do Ermesinde 1936 já garantiram a presença na atual edição da Taça da AFP as equipas do Marco 09 e do Vila Caíz, esperando-se o quarto semifinalista, o qual irá sair do encontro entre o S. Lourenço do Douro e o Candal, agendado para 1 de maio.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].