Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    Alunos da USE visitam Museus da Chapelaria e do Calçado em S. João da Madeira

    foto
    No passado dia 19 de abril, na sequência de mais uma iniciativa Universidade Sénior de Ermesinde (USE), no âmbito da disciplina de Sociedade e Cidadania, com a coordenação da Prof. Ilda Pinheiro, realizou-se mais uma visita de estudo, desta feita aos Museus de Chapelaria e do Calçado, sedeados na cidade de S. João da Madeira.

    Passados os tempos conturbados do confinamento Covid19, agora com um pouco mais de confiança da população, para efetuar passeios e convívios, por forma a serem retomados os tradicionais e necessários hábitos sociais, os alunos da USE participaram na referida visita de estudo aos Museus da Chapelaria, e do Calçado, na Rua Oliveira Júnior.

    Durante a manhã visitámos o Museu da Chapelaria. Começámos a nossa visita junto ao monumento aos “unhas negras”, expressão pejorativa que designava os operários dos chapéus que ficavam com as unhas deterioradas e tingidas de preto por causa do árduo e perigoso trabalho em caldeiras de vapores durante o processo de produção. O Museu está implantado em edifício pertencente à maior empresa industrial do ramo, a EICHAP, fundada em 1914, por António José Oliveira Júnior e encerrada em 1995. Adquirido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira em 1996 foi reabilitado com apoio dos fundos do III Quadro Comunitário de Apoio. Nos anos seguintes, o Instituto Português dos Museus apoiou estudos e projetos que deram origem ao processo de musealização desta indústria. O museu tem uma exposição permanente com sete áreas distintas, distribuídas por três pisos, cujo espólio inclui, registos testemunhais desses tempos, um parque de máquinas e ferramentas industriais das diferentes fases do fabrico dos chapéus, onde se pode ouvir um registo sonoro das máquinas a laborar, e uma coleção de chapéus.

    O museu, que foi distinguido com o prémio de mérito em 2005, e Menção Honrosa em 2010 pela Associação Portuguesa de Museologia, tem ainda a loja oficial, auditório com 105 lugares, centro de documentação e investigação, espaço de exposições temporárias, estando patente neste momento “Francesco Ballestrazzi. Não é Só Um Conto de Fadas”, que Portugal acolhe, pela primeira vez, mostrando o trabalho de talentosos criadores italianos de chapéus da atualidade. A inauguração do Museu da Chapelaria aconteceu a 22 de junho de 2005, com a presença do então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

    Houve tempo para um passeio no centro da cidade, onde decorreu um saboroso repasto no restaurante KateKero, para recarregar energias e boa disposição, necessárias para a visita ao Museu do Calçado, da parte da tarde.

    foto
    Este situa-se no mesmo polo industrial, ao lado do Museu da Chapelaria. A existência do fabrico do calçado, em S. João da Madeira data de 1483, e a primeira fábrica de calçado, de nome “Sapataria da Moda”, surge por volta de 1833. E sendo o calçado um produto importado, e ou de confeção artesanal, é na década de 1910 a 1920, que aparecem as sociedades comerciais e industriais do calçado, localizadas na zona de S. João da Madeira que, aliás, é conhecida como a “Capital do Calçado”, designação registada no Instituto Nacional do Registo de Marcas.

    O Museu do Calçado, instalado na histórica Torre da Oliva (máquinas de costura) e inaugurado em novembro de 2016, presta homenagem à história, às memórias e às figuras de uma indústria marcante e emblemática no concelho de São João da Madeira. Aqui se preserva a memória coletiva de todo o processo produtivo de uma indústria que se transformou num dos principais produtos de exportação nacional. Com um acervo superior a sete mil sapatos, dos quais expõe cerca de 500, o Museu do Calçado mostra também as máquinas e as ferramentas do fabrico de calçado, para além de vinte réplicas de vários períodos históricos, desde a pré-história ao século XX, e réplicas de vestuário da idade medieval e do século XVIII.

    O museu contém três núcleos expositivos, referentes à Produção (artesanal e industrial); o Sapato e o Design (uma perspetiva histórica e antropológica); e Calçado com Arte , uma área criativa que explora o conceito do sapato enquanto objeto artístico) (https://lifecooler.com/artigo/atividades/museu-do-calado/451273/). Tem também um espaço para Exposições Temporárias, a destacar a presente “Amália mulher” com parte do seu espólio pertença da fadista e da Fundação Amália Rodrigues.

    A observação destes objetos, que fazem parte da nossa vida, trazem-nos à memória recordações e saudade dos momentos que a nossa existência nos proporcionou ao longo das épocas e das modas que atravessamos.

    “Mais do que uma mera exposição de artefactos, o Museu do Calçado é um espaço de aprendizagem, criatividade e experimentação que exigirá ao seu visitante uma postura interativa” (https://turismoindustrial.cm-sjm.pt/421)

    Desde o início do ano, pode-se visitar virtualmente o Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria com acesso gratuito, através da página da internet: https://www.museu-do-calcado.pt/pt/museu-do-calcado e https://www.museudachapelaria.pt/pt/visitar-museu-da-chapelaria respetivamente.

    Joaquim Almeida e Germano Castro

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].