Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Local


    SESSÃO FESTIVA DO ENCERRAMENTO DO 50.º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ERMESINDE

    Lançamento de livro comemorativo dos 50 anos da ESE e entrega de diplomas de mérito marcaram a data festiva

    A festa na Escola Secundária de Ermesinde durou o dia inteiro
    A festa na Escola Secundária de Ermesinde durou o dia inteiro
    O dia 8 de abril – Dia do Agrupamento das Escolas de Ermesinde (AEE), que tem sede na Escola Secundária de Ermesinde (ESE) – foi o dia escolhido para encerrar as comemorações do 50.º aniversário do mais importante estabelecimento de ensino da nossa cidade.

    ATIVIDADES NAS VÁRIAS ESCOLAS DO AGRUPAMENTO

    O dia foi preenchido com um programa repleto, em que foram protagonistas os cinco estabelecimentos do Agrupamento. Assim, a Escola Básica/Jardim de Infância da Bela ocupou a manhã, a partir das 9 horas, com mensagens realizadas pelos alunos referentes ao dia especial que celebravam, com a realização de pequenas bandeiras do Agrupamento e jogos tradicionais. Também a Escola Básica/Jardim de Infância da Gandra teve uma manhã diferente, com um “peddy paper” que teve como tema “Viver AAE” e com a visualização da atividade na ESE, via “streaming”. Todo o dia 8 de abril foi de festa na a Escola Básica/Jardim de Infância de Sampaio: logo de manhã houve diálogo com os alunos, acerca da importância do Dia do Agrupamento, e realizaram-se atividades diversificadas por turma. Ao meio dia os alunos envolveram-se na caça aos ovos. De tarde, os jovens alunos saíram às ruas do lugar, para entregar à comunidade uma bandeirinha do AAE, feita pelos próprios alunos. Houve ainda tempo para os alunos do 4.º ano apresentarem o projeto da semana de leitura e, em articulação com a disciplina de inglês, realizaram também um “peddy paper”.

    As escolas D. António Ferreira Gomes e a Secundária de Ermesinde também tiveram um dia preenchido com atividades extracurriculares, da responsabilidade das várias áreas disciplinares, sendo os momentos mais importantes os da distribuição de diplomas aos melhores alunos, de todos os ciclos e anos, no que respeita ao quadro de honra e de mérito.

    A sessão de encerramento começou com um momento musical protagonizado por uma banda da ESE
    A sessão de encerramento começou com um momento musical protagonizado por uma banda da ESE

    A SESSÃO DE ENCERRAMENTO

    O ponto alto das comemorações do 50.º aniversário ocorreu à noite, com o Salão Polivalente cheio de professores, alunos, funcionários e encarregados de educação e suas associações, a que se juntaram os convidados, representante da Câmara Municipal de Valongo, da Junta de Freguesia de Ermesinde, da Polícia Segura e de várias associações de Ermesinde, como a Associação Académica e Cultural de Ermesinde, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, Agorárte – Associação Cultural e Artística. Depois da entrada musical protagonizada por parte de uma banda da própria escola, falou a diretora, Ana Maria Cortez, para explicar a razão de só agora se realizar esta sessão, com um atraso de dois anos, motivado pela situação pandémica que se viveu. Teve palavras de gratidão e de reconhecimento para com todos aqueles que têm dado vida à escola, professores, assistentes técnicos e operacionais, alunos, encarregados de educação e toda a comunidade educativa. Não ficou esquecido o professor que mais tempo serviu o conselho diretivo/direção da escola, Álvaro Pereira, para quem pediu uma salva de palmas prontamente executada pela assembleia. Intervieram, também, com palavras de orgulho pelo bom trabalho que o Agrupamento vem prestando à comunidade educativa de Ermesinde, a presidente do Conselho Geral, Liseta Ramos, o representante da Câmara Municipal de Valongo, Torcato Ferreira, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado, a presidente da Associação de Pais da ESE, Manuela Queirós e José Manuel Pereira, autor do livro que foi lançado nesta sessão “Escola Secundária de Ermesinde / 1970/71 – 2020/21 / Um caminho várias estórias”.

    O autor do livro dá os primeiros autógrafos
    O autor do livro dá os primeiros autógrafos

    O LIVRO SOBRE A ESCOLA SEUNDÁRIA DE ERMESINDE

    Na sua intervenção o autor disse que foi convidado pela atual diretora para escrever este livro e afirmou ter sido sua intenção deixar as memórias das estórias da comunidade escolar, sobretudo no que respeita aos dois edifícios onde esteve instalada a ESE, primeiro, no Barracão (à Formiga), com alguns conflitos com o tráfego automóvel na avenida Eng.º Duarte Pacheco e, mais tarde, no local onde presentemente se encontra. Pôs em destaque a personalidade de Manuel Joaquim Fernandes dos Santos (mais conhecido por “Santos Rasteiro”) que disse ter sido o responsável por quase tudo em Ermesinde, escolas, Bombeiros, Centro Social de Ermesinde, Casa do Povo de Ermesinde, Finanças. Apontou-lhe um único defeito, ter vivido no anterior regime, e ter sido membro da Câmara Corporativa que comparou a deputado do Parlamento. O livro com quase 200 páginas, teve uma tiragem de cem exemplares e foi vendido a 30 euros cada exemplar. Abre com uma mensagem do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que a certa altura escreve: «A todos, direção, professores e funcionários, quero agradecer, em nome do Município de Valongo, pelo trabalho que dedicaram durante 50 anos, à educação dos alunos e alunas». O antigo Diretor, Álvaro Pereira, que esteve três décadas na direção da escola, evidencia, no testemunho que escreve, o grande carinho que nutre pela “sua” escola, ao afirmar: «Continuo a desejar para a ESE e para o Agrupamento de Escolas de Ermesinde, e para a sua comunidade, o melhor». No Prefácio, a atual Diretora, Ana Maria Cortez, estabelece bem a ligação da escola cinquentenária à cidade que lhe dá o nome: «Instituição de renome, nacional e internacional, reconhecida pelo seu mérito, pelo rigor e pela excelência que imprime à educação e formação que ministra. A vida da escola e a vida da cidade de Ermesinde confundem-se, são uma só!»

    A sessão festiva terminou com a partilha de um bolo de aniversário para que foram convidados todos os presentes. O autor destas linhas que nos anos em que esteve colocado nesta escola sempre integrou a sua direção, também se congratula com a celebração das suas “bodas de ouro” e formula os melhores votos de que o Agrupamento de Escolas de Ermesinde continue, como até agora, a prestigiar o ensino público.

    foto
    .

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].