Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Centro Social acolhe Encontro Nacional de Iniciativas e Escolas Segunda Oportunidade

    foto
    No passado dia 1 de abril, o Centro Social de Ermesinde (CSE), enquanto entidade fundadora da Associação de Educação Segunda Oportunidade de Portugal, acolheu a Comissão Instaladora para uma reunião sobre o IV Encontro Nacional de Iniciativas e Escolas Segunda Oportunidade. O encontro que contou com os vereadores da Educação das câmaras de Matosinhos e de Valongo, envolveu também várias escolas segunda oportunidade do país, nomeadamente, de Lisboa, de Matosinhos, de Tomar, de Sintra, de Samora Correia e de Valongo, para discutir a conjuntura atual da educação. Os tópicos discutidos neste encontro foram os seguintes: o enquadramento europeu (do Livro Branco de 1995 à Estratégia 2020) e o processo português; o despacho 6954/2019, virtualidades e limites; elementos comuns partilhados pelas Escolas Segunda oportunidade (E2O) portuguesas, consagrados na Carta de Princípios da E2O Portugal; regulação do nosso setor - o programa 2O como regulação pública e a E2O Portugal como regulação de pares; assim como, sobre a necessidade de um financiamento para os alunos dos percursos profissionais.

    Nesta ação esteve ainda presente um investigador espanhol, que está a desenvolver um estudo sobre as escolas segunda oportunidade de Portugal e Espanha, e que aproveitou o momento para aprofundar o conhecimento sobre a Escola Segunda Oportunidade de Valongo.

    Por fim, ficou aprovado por unanimidade a tomada de posição da rede nacional sobre os acontecimentos na Ucrânia, a condenar a guerra.

    Florentino Silva -Téc. Sup. do Centro de Formação do CSE / Coordenador Pedagógico da Escola Segunda Oportunidade de Valongo

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].