Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Carências (e soluções) ao nível de vias e infraestruturas de circulação no concelho merecem atenção

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    O tema das vias e infraestruturas de circulação no concelho, ou neste caso, a carência a este nível, marcou o período de antes da Ordem do Dia da reunião pública do executivo da Câmara Municipal de Valongo (CMV) do mês de abril, realizada no passado dia 7.

    O assunto foi introduzido na sessão pelo munícipe José Carvalho, no período destinado à intervenção do público, tendo este cidadão de Ermesinde sugerido ao presidente da Câmara uma solução para a circulação do trânsito entre Valongo e a nossa cidade, mais concretamente numa possível ligação entre a Avenida Fernando Melo, na sede do concelho, aos Montes da Costa. Na resposta a esta intervenção, José Manuel Ribeiro disse que esta era uma obra que não estava prevista, mas... não se sabe se no futuro poderá acontecer. O vereador do PSD, Miguel Santos, aproveitou a questão levantada pelo citado munícipe para voltar a falar deste assunto - das vias e infraestruturas de circulação - em sede camarária. «A questão levantada pelo senhor Carvalho é de facto pertinente e relaciona-se com a falta de investimento que existe na CMV em termos de vias e infraestruturas no concelho. Ou seja, existe o investimento em infraestruturas, mas são infraestruturas não relacionadas com a circulação do trânsito e a facilitação da circulação de trânsito, quer seja de pessoas, quer seja de mercadorias», começou por dizer o social-democrata.

    Ainda sobre este tema, Miguel Santos salientou que do ponto de vista do seu partido Valongo é um concelho que em termos de circulação inter-freguesias se encontra «apertado», sustentando ainda que o Plano de Mobilidade Suave da autarquia deveria contemplar uma (melhor) oferta ao nível dos transportes públicos às pessoas do concelho. «Claramente as vias que ligam as nossas freguesias estão demasiadamente carregadas de trânsito, e inclusive, e já falámos nisto aqui numa reunião anterior, o Plano de Mobilidade Suave em que assenta um conjunto de medidas que estão no terreno e estão a ser executadas, como (por exemplo) o alargamento de passeios e a priorização para os peões poderem circular a pé ou de bicicleta, carece, no sentido de ser de facto um plano com resultados positivos, de uma alternativa a oferecer às pessoas, nomeadamente ao nível dos transportes públicos. Um concelho que está afunilado em termos de trânsito na circulação de automóveis e de mercadorias, e com o investimento que a CMV está a fazer em circulação pedonal e de velocípedes, falta aqui uma terceira base, que passa por uma oferta de transportes públicos para as pessoas terem uma alternativa», opinou. O vereador do PSD não se escusou a lançar neste assunto uma crítica ao executivo socialista, ao referir que a ligação viária entre freguesias no concelho está atualmente altamente deficitária. «Claramente esta não é uma prioridade do vosso executivo, porque em termos de investimento, em 9 anos de executivo (socialista), não existe. São opções políticas de ver o concelho que não é a nossa forma de o ver». E pegando na solução ali deixada pelo munícipe José Carvalho diria mais adiante que a ligação da Avenida Fernando Melo aos Montes da Costa seria a alternativa para se conseguir ter uma circulação giratória entre Ermesinde e Valongo.

    Miguel Santos daria ainda como exemplos as ligações entre Valongo e as restantes freguesias do concelho, as quais na sua voz carecem de infraestruturas viárias, sugerindo que modernizar e atualizar o estado atual dos planos de ligação e infraestuturas entre as freguesias nem seria uma «grande dor de cabeça», planos que recordou já serem do tempo do presidente João Moreira Dias. «Isso sim, seria um investimento muito útil e necessário para o concelho», concluiu o vereador social-democrata.

    foto
    .

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].