Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2022

    SECÇÃO: Crónicas


    foto

    “The Roaring Twenties”

    A edição deste mês recupera o artigo sobre Wassily Kandinsky para abordar o contexto em que ele viveu – os anos 20 do século passado, que ficaram conhecidos pelos “Loucos anos 20” ou “Roaring Twenties”. Este período caracterizou-se pela disrupção no pensamento, nos valores, nos costumes, na sociedade e na cultura. Isto deve-se, por um lado, ao conflito que decorreu na Europa entre 1914 a 1918 e que deixou uma visão amarga do mundo. Por outro, ao papel de protagonista assumido pelos EUA porque não conheceram nem a destruição material, causada pelos bombardeamentos, nem a penúria de bens. Pelo contrário, esteve ao lado dos aliados na luta no terreno, homem a homem, e no fornecimento de bens aos aliados. Depois da guerra optou por uma política de investimentos e concedeu empréstimos ao Ocidente para que este pudesse prosperar.

    A abundância económica, aliada aos traumas de guerra vividos por muitos, provocou alterações importantes na mentalidade da época. O conservadorismo da sociedade vitoriana deu lugar a uma fúria desenfreada de viver e ao ócio.

    O aumento do poder de compra proporcionou a vastos setores da população novas formas de lazer tais como o cinema, bares, casinos, recintos desportivos ou das agências de viagem, etc. Foi também neste ambiente que se assistiu à emancipação feminina feita muito à custa do trabalho nas fábricas de munições, transportes ou correios enquanto os homens lutavam na frente de combate. A sociedade reestrutura-se e empodera a mulher que parte em busca da diversão com vestidos mais leves e ousados, cabelos soltos e curtos, sentando-se ao balcão de um bar com um cigarro e um copo de vinho. A vida noturna acolhe novas sonoridades como charleston e o jazz acompanhados por novos instrumentos como o banjo, cornetim, trombone, caixa, ou bombo atraindo, assim, as grandes massas.

    No mundo do desporto ganharam visibilidade modalidades como futebol, rugby, ciclismo, corridas de cavalos, de carros ou boxe.

    A rádio, cinema e jornais publicitaram produtos como eletrodomésticos, automóveis e ações, criando necessidades de consumo. Todos queriam viver a “American way of life”.

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Por: Cândida Moreira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].