Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2022

    SECÇÃO: Crónicas


    foto

    «As encostas do Douro são… duas faces maravilhosas»

    O tempo chuvoso já passou, “sol de pouca dura”.

    A pandemia continua, apesar dos avanços da medicina. A campanha para as legislativas está no auge, tanto presencialmente como em debates televisivos.

    Para fugir um pouco a isto, aspirei o carro. Mantive a bicicleta quieta que as temperaturas não estão para brincadeiras.

    De madrugada liguei o motor e segui pela A 4 rumo à Régua. Nesta cidade entrei na agora tão falada N222. Parte deste percurso é feito bem próximo da margem sul do rio Douro. A neblina baixa confunde-se com as suas águas. Da Régua à barragem de Bagaúste, vislumbra-se pouca água. O leito do rio foi conquistado pela vegetação, o canal de navegabilidade é bem próximo da margem esquerda. Estava a percorrer o Douro vinhateiro. A campanha de 2021 está finda, mas os trabalhos, esses nunca param. Tratores arrancam a já pouca vegetação existente encostas acima para darem vida a novas vinhas. As cepas são arrancadas aos milheiros de outras já velhas e não adequadas aos novos métodos de trabalho. A paisagem do Douro está a mudar, no meu entender para pior, mas o progresso não se compadece com os romantismos.

    Perto do Pinhão, virei para o interior. Serra acima, com as nuvens aos nossos pés. A geada bem visível no extremo da estrada. A erva fresca e verde dá por momentos imagens açucaradas, até o calor do sol a derreter. A cota irá para perto dos mil metros. Campos com vinha, com olival e até aqui e ali algumas amendoeiras. Quase todas as grandes marcas do vinho do Porto estão por aqui representadas. A estrada é um pouco pior, o trânsito mais constante é o das ambulâncias de doentes não urgentes. Os povoados e vilas já são quase só habitados por gentes de muita idade. Por fim cheguei ao destino a que me propus.

    A entrada da Vila sem transtornos de trânsito. O seu centro meio medieval, com jardim e estacionamentos. A rua principal, como não poderia deixar de ser, dá acesso ao seu castelo.

    Castelo de Penedono
    Castelo de Penedono

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Por: Manuel Fernandes

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].