Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2021

    SECÇÃO: Destaque


    NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DO 185.º ANIVERSÁRIO DO CONCELHO DE VALONGO:

    Município distinguiu com medalhas de Honra e de Mérito personalidades e autarcas locais

    O Fórum Cultural de Ermesinde foi, no passado dia 29 de novembro, palco do ponto alto das comemorações do 185.º aniversário do Concelho de Valongo.

    Neste dia, foram entregues 47 medalhas de Honra e de Mérito do Município a diversas personalidades que marcaram e marcam a vida e História do concelho, e que transportam o nome deste além fronteiras, contribuindo assim para o prestígio e desenvolvimento da terra. Estas atribuições mereceram aprovação unânime da autarquia valonguense.

    foto
    Assim, com a Medalha de Mérito foram agraciados: Carlos Daniel Moreira de Barros (investigador científico natural de Sobrado, distinguido ao longo da sua carreira com vários prémios); Fátima Cristina Pinto Coelho Rodrigues (artista plástica natural de Ermesinde que estudou no Colégio de Santa Joana, licenciada em arquitetura, e que em 2011 emigrou para Inglaterra onde recebeu uma bolsa de pesquisa pelo Arts and Humanities Research Council); Domingos Fernando da Silva Loureiro (artista plástico natural de Valongo e professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto); Fernando Manuel Ferreira Araújo (presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de São João e ex-secretário de Estado Adjunto da Saúde); Fernando de Morais Freitas Seara Sampaio (diretor do Museu do Douro, descendente de uma família ancestral valonguense e proprietário de alguns terrenos na Aldeia de Couce, sendo licenciado em arquitetura); Luís Miguel da Rocha Ferreira (cineasta, argumentista e ator conhecido como Luís Ismael, natural de Valongo e mais conhecido pela trilogia “Balas & Bolinhos” e que em 2020 apresentou o filme “1618”, baseado em factos verídicos, tendo conquistado com este filme cerca de 60 prémios internacionais em festivais de cinema, entre outros o prestigiado New York International Film Awards); João Manuel Simões Rocha (presidente do Instituto Político do Porto e residente em Ermesinde), João Vítor Alves Oliveira (chef Michelin natural de Valongo), Rui Filipe Antunes Silvestre (chef Michelin também natural da sede do concelho), Sara Jorge Moreira da Rocha (investigadora no I3S e vencedora do Prémio Pulido Valente Ciência 2020 e natural de Sobrado).

    foto
    Foi igualmente homenageada «pelo inestimável serviço prestado à comunidade durante o período pandémico» a Comissão Municipal de Proteção Civil (constituída pelas seguintes entidades: presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro; Coordenador Municipal de Proteção Civil, Delfim Cruz; Comandante dos Bombeiros de Ermesinde, Emanuel Santos; Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valongo, Bruno Fonseca; presidentes da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Soares e Luís Caetano; presidente da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa; presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado; presidentes da Junta de Freguesia de Valongo, Ivo Vale Neves e Cláudia Lima; Diretor Executivo do ACES Maia Valongo, Fernando Filgueiras; Centro Hospitalar Universitário de S. João Pólo de Valongo, Armando Magalhães; Unidade de Saúde Pública/Autoridade de Saúde Municipal, Miguel Cabral Pinho; Comandante da Polícia de Segurança Pública da Divisão Maia Valongo, Intendente Ana Mendes da Silva; Comandante do Destacamento da Guarda Nacional Republicana, Capitã Carla Passeira; representante dos Serviços do Instituto da Segurança Social e Solidariedade, Ana Eugénia Sousa).

    foto
    «Considerando que os presidentes de Câmara, representantes do poder local e líderes dos executivos municipais, exercem um papel preponderante no desenvolvimento, promoção e salvaguarda dos direitos da comunidade e que visam com o seu trabalho melhorar o nível da população, promover a sua integração, ordenar o território e delinear juntamente com o executivo o futuro das cidades e dos concelhos, sendo inegável o contributo e a marca que cada um deixou na sua formação e desenvolvimento, registando um lugar na história de Valongo», a autarquia propôs atribuir a Medalha de Honra de Valongo, agraciando com o título de «Cidadão de Valongo», João Paulo Rodrigues Baltazar, que desempenhou funções como presidente de Câmara entre junho de 2012 e outubro de 2013.

    foto
    Também agraciados com a Medalha de Honra foram todos os presidentes de Junta do concelho, «também eles representantes do poder local e que exercem um papel preponderante ao nível do desenvolvimento, promoção e salvaguarda dos direitos da comunidade e visam melhorar o nível de vida da população, promover a sua integração, com uma proximidade que lhes é tão peculiar sendo inegável o contributo e a marca que cada um deixa como legado na formação e desenvolvimento das suas freguesias, registando pelo percurso desenvolvido um lugar na história do concelho de Valongo».

    foto
    Assim, da Freguesia de Alfena receberam a Medalha de Honra: Marílio Moreira Cardoso, António Pinto Caetano, Guilherme da Silva Roque, Arnaldo Pinto Soares e Rogério Henrique Palhau. Da Freguesia de Campo: José Marques Coelho, José Carvalho da Rocha e Alfredo Costa Sousa. Da Freguesia de Ermesinde: António Augusto Magalhães Gomes (que foi presidente da Junta entre 1983 e 1990), Jorge Manuel Gonçalves Videira (que foi presidente da junta entre 1990 e 2001), Casimiro Assunção Gonçalves (presidente de Junta entre 2001 e 2005, e que não esteve presente nesta cerimónia), António Artur dos Santos Pais (presidente da Junta no mandato 2005-2009), Luís Miguel Mendes Ramalho (presidente da Junta entre 2009 e 2017, e que também não marcou presença nesta cerimónia) e João Fernando da Costa Morgado (atual presidente da Junta desde 2017). Da Freguesia de Sobrado: José Pereira da Silva Bessa, António Fernandes Monteiro e Carlos Manuel da Rocha Mota. Da Freguesia de Valongo: João Lino Marques Ferreira, António Alves do Vale e Ivo Vale Neves.

    foto
    A título póstumo, a Medalha de Honra foi atribuída a António Joaquim Tomé Rebelo, António Augusto Melo Guimarães, João Teixeira Ferreira, António Jorge Castro Moura e Costa e José Soares Carvalho, da Freguesia de Campo; a Alberto de Oliveira Ramalho, Fernando Correia Piçarra e Joaquim Fernandes Teixeira, da Freguesia de Ermesinde; a José Ferreira Marujo, Manuel Moreira Lamas e José Moreira de Carvalho, da Freguesia de Sobrado; a António Augusto Castro Paupério, a Joaquim Ferreira Gomes e a António Marques de Oliveira, da Freguesia de Valongo.

    foto
    Na sua alocução, o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro, lembrou que o concelho de Valongo não tinha o hábito de reconhecimento público a todos aqueles que serviram a comunidade, algo que mudou aquando das comemorações dos 180 anos da criação do concelho. Ato de reconhecimento este que, de acordo com o edil, é importante no sentido de se criar uma identidade forte. «Eu sou defensor do reconhecimento público das pessoas, quer das instituições, quer das pessoas que têm cargos nas instituições, quer das pessoas que na comunidade se distinguem. Podemos sempre cometer a injustiça de não conhecer ou de não nos fazerem chegar a informação sobre todos os que merecem reconhecimento, é um risco. Mas é melhor termos este hábito de reconhecer. Nós precisamos de valorizar as instituições, o tempo que vivemos é um tempo que coloca tudo em causa, mas se colocarmos tudo em causa nós próprios ficamos em causa. Estas pessoas que foram autarcas, são pessoas que muitas vezes prejudicaram a sua carreira profissional, seguramente prejudicaram o tempo que dedicavam aos familiares e aos amigos e grande parte deles nunca foram reconhecidos. Acho que é de toda a justiça reconhecer a sua dedicação», frisou.

    foto
    «É importante reconhecer quem está em início de carreira, quem tem carreiras longas e mesmo quem não sendo de Valongo por nascimento ajuda o concelho», disse.

    Recordou ainda a luta que o concelho travou para crescer, sendo hoje, nas suas palavras, um concelho que cresce de forma pujante, que tem uma história da qual tem orgulho e tradições, património material e imaterial que são cada vez mais reconhecidos no país.

    Fez ainda um apelo a todos aqueles que conheçam alguém que mereça um reconhecimento público, para que façam chegar essa informação à câmara, já que na sua voz é importante reconhecer essas pessoas. «Se começarmos a criar este hábito de reconhecimento público eu acho que estamos no bom sentido, pois é assim que se criam comunidades fortes».

    Autarcas de Ermesinde distinguidos:

    JOÃO MORGADO
    JOÃO MORGADO
    .

    JORGE VIDEIRA
    JORGE VIDEIRA
    .

    ARTUR PAIS
    ARTUR PAIS
    .

    ANTÓNIO GOMES
    ANTÓNIO GOMES
    .

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].