Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2021

    SECÇÃO: Local


    Re-food Ermesinde inaugura novas instalações em Alfena

    Foto RE-FOOD
    Foto RE-FOOD
    O núcleo da Re-food Ermesinde vai mudar o seu centro de operações para um novo espaço em Alfena. A abertura ocorreu no dia 29 de maio, já nas novas instalações, situadas na rua Comendador Matos, ao lado da igreja de Alfena (nota: pelo facto de termos fechado a presente edição antes desta data não nos foi possível apresentar a reportagem desta abertura, pelo que voltaremos a este assunto na próxima edição).

    Com esta mudança, o núcleo vai passar a chamar-se Re-food Alfena/Ermesinde e irá atuar nestas duas localidades, com o novo centro de operações em Alfena e um polo em Ermesinde. O polo de Ermesinde mantém-se assim para apoiar as famílias locais, multiplicando assim esta associação voluntária a capacidade de apoio.

    Segundo a Re-food, «a mudança deve-se, em parte, à entrada em obras do mercado de Ermesinde, mas também à procura de um espaço novo com melhores condições de trabalho e melhor acessibilidade na descarga dos alimentos recolhidos», avança a coordenadora da Re-food Ermesinde, Gertrudes Maia. A responsável adianta ainda que, com estas novas instalações, a Re-food vai conseguir ajudar mais beneficiários, passando a funcionar 6 dias por semana. «Vai ser uma mudança a 200%, uma mudança muito positiva e para instalações muito melhores», disse.

    A instituição começa a abrir portas mais dois dias por semana, passando a 6 dias semanais de apoio, como já vimos: segunda a sexta das 18h às 20h e sábados das 9h às 11h30. «Isto significa uma multiplicação rápida na capacidade de apoio, uma vez que apenas em poucos meses este núcleo passou de 1 para 2 e depois de 2 para 4 dias semanais (em novembro de 2020). Também o número de famílias apoiadas não pára de crescer. Neste momento, a Re-food Alfena-Ermesinde ajuda diariamente 40 famílias, algumas com agregados familiares de 8 pessoas, perfazendo um total de 80 refeições diárias», diz a Re-food.

    Além dos agregados familiares que são utentes diretos da Re-food Alfena-Ermesinde, esta instituição oferece cabazes a quem procura apoio pontual e ajuda ainda muitas outras instituições locais, acabando por apoiar centenas de pessoas.

    Em média, a Re-food Alfena-Ermesinde distribui cerca de 200kg diários de comida, fruto das recolhas que são realizadas todos os dias junto das entidades parceiras e muito particularmente das grandes superfícies de Maia e Valongo (Hipermercados Continente).

    «Desde o início de 2021 já «resgatámos pelos 110 voluntários da Re-food Alfena-Ermesinde, oito toneladas de alimentos que foram assim distribuídas a quem mais precisa, evitando-se que acabassem em aterros», avança a Re-food.

    Este núcleo orgulha-se ainda de encaminhar para uma quinta de animais todo o excedente que não estiver em condições de ser consumido por humanos, podendo assim afirmar que tem desperdício zero dos seus recursos.

    Recorde-se que a Re-food é uma organização independente sem fins lucrativos, orientada por cidadãos voluntários, que trabalha para eliminar o desperdício alimentar e a fome nas comunidades em que se insere. A ideia do movimento Re-food surgiu em Lisboa, em 2010, e rapidamente se expandiu a nível nacional e internacional.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].