Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2021

    SECÇÃO: Últimas


    Executivo da Câmara de Valongo presta contas à população pelo sétimo ano consecutivo

    foto
    Pelo sétimo ano consecutivo a Câmara Municipal de Valongo promove a Semana da Prestação de Contas, e pela segunda vez em formato online devido às condicionantes impostas pela pandemia Covid-19.

    A autarquia esclarece que «não sendo possível percorrer fisicamente as cinco freguesias do concelho, a apresentação será disponibilizada através das redes sociais do Município, a partir das 21h30 de hoje. Com o lema: «Comunidade mais esclarecida, Comunidade mais Participativa», esta iniciativa visa estimular o envolvimento da população na governação local, disponibilizando informação rigorosa sobre a gestão municipal e promovendo a transparência sobre a utilização dos recursos públicos».

    «Mais do que nunca temos de apostar no reforço da cidadania e no empoderamento de toda a comunidade. Prestar contas é um dever que assumimos durante todo o ano, disponibilizando no site do Município informação atualizada com os custos de tudo aquilo que fazemos, sejam obras por adjudicação ou por administração direta, eventos culturais ou desportivos», salienta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

    Esta iniciativa de prestação de contas, sublinha o autarca, «é mais um contributo não só para envolver os cidadãos nas decisões que lhes dizem respeito, mas também para combater os populismos que ameaçam os sistemas democráticos, sobretudo em tempos de crise. Prestar contas é uma obrigação de quem é eleito em democracia».

    «Quem não deve não teme, por isso, também já temos disponível no site do Município um separador específico onde discriminamos todas as despesas extraordinárias relacionadas com o combate e a prevenção da Covid-19, que só em 2020 ultrapassaram um milhão e meio de euros», revela José Manuel Ribeiro.

    «Vamos continuar a investir numa comunidade mais esclarecida e participativa, pois acreditamos que cidadãos com mais informação possuem mais poder, e dessa forma são os melhores aliados de uma gestão de boas contas, atenta, rigorosa e transparente», garante o autarca, referindo como bons indicadores da governação nos últimos sete anos a redução do prazo médio de pagamentos a fornecedores para apenas 2 dias; a redução da dívida em 54% (de 54.052.293,76€ em 2013 para 24.582.909,84€ em 2020) e o aumento do investimento público superior a 450%.

    «De 2014 a 2020, não só reduzimos a dívida para menos de metade, como também investimos quase 40 milhões de euros por todo o nosso concelho em obras estruturantes e projetos âncora e identitários da nossa terra», conclui José Manuel Ribeiro.

    O vídeo da Prestação de Contas pode ser visualizado antecipadamente através do link: https://youtu.be/6kM-rmSsZYU

    Os compromissos financeiros assumidos no âmbito das medidas de prevenção da COVID-19 podem ser consultados através do link: https://www.cm-valongo.pt/pages/1059?news_id=1949.

    Toda a documentação relativa à Prestação de Contas está disponível para consulta na página do Câmara Municipal, através do link: https://www.cm-valongo.pt/spc2020

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].