Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2021

    SECÇÃO: Últimas


    Câmara de Valongo quadruplica capacidade do Centro de Recolha de Animais e implementa programa solidário de oferta de esterilização

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    A Câmara Municipal de Valongo vai quadruplicar a capacidade do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) do Centro Veterinário Municipal de Valongo, que passará a ter 59 jaulas e uma área total de 832 metros quadrados, que incluirá uma piscina para os cães.

    A autarquia avança que «o projeto está concluído e a empreitada está orçada em 100.000 Euros. Serão cumpridos os mais altos padrões de bem-estar animal. Cada jaula será individual, com área abrigada e descoberta, com exposição solar e corta-vento, com bebedouros automáticos e duas grelhas de recolha de dejetos. No exterior, além piscina para lavagem e/ou refrescamento dos animais, foi prevista uma área circular de exercício».

    «Dentro de alguns meses, teremos mais 44 novas jaulas e mais espaço para conseguirmos dar mais resposta ao problema do aumento do número de animais errantes no concelho», anunciou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que ontem (10 de março) acompanhou a finalização do projeto, nas instalações do Centro Veterinário Municipal.

    Paralelamente, revelou o autarca, para diminuir o nascimento de ninhadas e subsequente abandono, a autarquia vai também implementar um programa solidário de esterilização dos animais de pessoas carenciadas. «É um processo muito simples. As famílias só têm de solicitar na respetiva Junta de Freguesia o atestado de insuficiência económica e a Câmara Municipal oferece o cheque veterinário da esterilização», explicou o autarca, referindo que já estão disponíveis para colaborar nesta iniciativa 7 clínicas veterinárias do Concelho de Valongo.

    foto

    «Valongo continua a destacar-se como uma das autarquias na vanguarda do bem-estar dos seus animais», concluiu José Manuel Ribeiro, recordando que no atual ciclo governativo esta é já a segunda ampliação do CROA, que em 2018 duplicou a capacidade passando a poder albergar no total 30 animais.

    Além das medidas anunciadas, a autarquia continua a apostar na adoção dos animais recolhidos no CROA do Centro Veterinário Municipal, em Campo, onde funciona uma autêntica «Praça da Adoção». Só nos últimos 15 dias, foram entregues para adoção 10 animais.

    A todos os animais adotados através do Centro Veterinário Municipal, é oferecida a esterilização, a vacinação antirrábica, a desparasitação e o dispositivo de identificação eletrónica (microchip). Em média, a autarquia gasta 100€ por cada animal que entrega para adoção.

    De salientar que a Câmara Municipal Valongo foi a primeira autarquia a nível nacional a esterilizar animais para adoção no próprio Centro de Recolha Oficial, em 2006. A esterilização estende-se agora também a colónias de animais errantes (CED), sobretudo de gatos, como forma de controlar a reprodução dos animais errantes.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].