Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2021

    SECÇÃO: Cultura


    Casca de Nós levou às nossas casas uma divertida reportagem

    foto
    O confinamento a que todos estamos sujeitos por estes dias obriga-nos a reinventarmo-nos para não ceder à pandemia que nos mantém reféns. Foi um pouco isso o que o grupo de teatro Casca de Nós – valência da Associação Académica e Cultural de Ermesinde – fez no passado dia 21 de fevereiro ao levar até às casas de mais de centena e meia de pessoas o seu mais recente trabalho.

    Por via da plataforma digital Zoom o grupo apresentou em sessão dupla a peça “A Reportagem”, da autoria de Manuel Moreira e encenada por Mário Sá.

    foto
    Transmitida e realizada para um formato exclusivo on-line a peça conta-nos as andanças de um repórter de rádio que se desloca a duas aldeias perdidas no interior, na província de Para Lá dos Montes para sermos mais precisos, com a missão de ouvir as opiniões dos envelhecidos e abandonados habitantes sobre a pandemia que nos assola.

    Na aldeia de Queixoso, o nosso repórter tem pela frente as muito humoradas e despreocupadas opiniões de quatro velhos habitantes sobre a Covid-19. «O coronavírus que venha porque aqui vai ter pouca sorte, e é melhor que ele fique em casa se quer continuar vivo!», ou «eu não percebo nada disso, mas acho que o Covid-19 deve ser uma nova marca de vinho», repetem com aguçado humor e descontração os habitantes de Queixoso.

    foto
    Mais ao lado fica Freixo de Arma ao Ombro, uma não menos pacata localidade que apresenta um quartel de bombeiros muito peculiar, ou melhor, um quartel de bombeiras, já que quando uma instituição gerida por homens fracassa... chamam-se as mulheres, e este quartel é constituído unicamente por mulheres que vão respondendo às questões do nosso repórter da rádio Está no Ar com histórias repletas de humor.

    Foram pois bem merecidos os parabéns recolhidos pelos atores no final desta peça, que exibiram arte e engenho para através de uma plataforma digital mostrar que se pode fazer bom teatro neste registo à distância em formato on-line.

    foto
    Dizer ainda que a extrema adesão de interessados em assistir à peça levou a que o Casca de Nós tivesse de transmitir uma segunda sessão, estimando-se que mais de 150 espetadores assistiram às duas sessões desta peculiar…reportagem.

    foto

    Ficha artística:

    AUTORIA: Manuel Moreira

    ENCENAÇÃO: Mário Sá

    ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO: Soraia Larassou

    INTERPRETAÇÃO: Anabela Coelho, Assunção Coelho, Constantino Moreira, Filipa Rocha, Helena Guedes, Hermínia Carvalho, Leonilda Moreira, Manuel Moreira, Mário Sá, Rita Rocha e Soraia Larassou

    APOIO TÉCNICO: Catarina Sá e Gabriel Pinto

    PRODUÇÃO: Grupo Casca de Nós - Associação Académica e Cultural de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].