Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2021

    SECÇÃO: Opinião


    foto

    Solidão e isolamento!

    O quadro Nighthawlks de Hoper, pintado em 1942 e inspirado num restaurante de Nova Iorque deixa-nos, desde logo, a sensação de solidão, de um isolamento angustiante. A ausência de porta não nos permite perceber o que se passa no seu interior. As personagens, embora visíveis, tornam-se inacessíveis. É como se de um casulo se tratasse no qual estamos impedidos de entrar para nos podermos deleitar com o conforto de uma bebida, de um olhar empático, afável ou cúmplice. E mesmo no exterior a vida parece ter-se esgotado. De facto, o ano de 1942 não foi fácil para o mundo. Os EUA quebraram o isolacionismo e entraram na Segunda Grande Guerra (1939-1945). Algumas das cidades americanas assistiram ao desaguar dos seus homens para um mar que deixaria a vida de muitos presa por um fio. A morte espreitava a qualquer momento durante os duros combates, sobretudo na Europa, Ásia e Pacífico deixando o mundo com a sensação do murro no estômago.

    Nighthawks / Criador: Edward Hopper (American, 1882-1967) / Data de Criação: 1942 / Dimensões físicas: 84.1 × 152.4 cm (33 1/8 × 60 in.) / The Art Institute of Chicago, Friends of American Art Collection, 1942.51
    Nighthawks / Criador: Edward Hopper (American, 1882-1967) / Data de Criação: 1942 / Dimensões físicas: 84.1 × 152.4 cm (33 1/8 × 60 in.) / The Art Institute of Chicago, Friends of American Art Collection, 1942.51
    A História está cheia destes acontecimentos que nos oprimiram pelo isolamento, solidão, dor e tristeza. Guerras, pestes e fomes abalaram durante muitos séculos a Humanidade. Hoje é a nossa vez: a de dar valor a quem viveu esses tempos difíceis. A dor no estômago voltou a atacar graças a uma Pandemia, para muitos, imprevisível.

    Mas felizmente há boas notícias: “a tempestade vai passar, a humanidade sobreviverá”. É pelo menos o que diz Harari, um dos grandes historiadores da nossa época. De facto, a História ensina-nos que não há mal que sempre dure. A épocas de recessão ou destruição sempre se sucederam períodos de recuperação, prosperidade e desenvolvimento tecnológico. A ciência e a engenharia deram resposta aos desafios lançados em pleno sofrimento. Hoje se falarmos em radares, energia nuclear ou computadores não podemos esquecer que eles remontam ao período das guerras. Mas também ficamos a dever o atual uso das máscaras à peste negra dos séculos XIV e XVII em que se verificam relatos de médicos e coveiros que utilizaram panos para protegerem o rosto de partículas. Em 1899, por exemplo, o médico Afonso de Lemos inventa a máscara profilática que usou na observação de doentes da peste bubónica. Desde então a máscara não mais pararia de evoluir.

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Cândida Moreira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].