Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2021

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z

    Inicia-se neste número de “A Voz de Ermesinde” uma série de artigos com o objetivo de divulgar informação cientificamente correta sobre várias doenças e situações médicas. Serão informações suficientes, mas não exaustivas. Não se pretende formar médicos, mas sim dar algumas informações úteis ou curiosas sobre variados termos de Saúde. Para os mais interessados estes artigos podem ser colecionados…

    ABCESSO

    É uma acumulação de “pús” num determinado local. O “pús” é uma substância esbranquiçada e pastosa, formada por bactérias e glóbulos brancos mortos e é consequência duma infeção que o organismo tenta controlar. Os glóbulos brancos morrem durante o processo. Nem sempre esta ação do organismo é suficiente. Muitas vezes é necessária a toma de antibióticos e às vezes é necessário um tratamento cirúrgico, que consiste na abertura do abcesso e limpeza do pús que está no seu interior. Os abcessos da pele normalmente não são graves, embora possam ser muito dolorosos. Mas qualquer órgão ou tecido do corpo pode sofrer um abcesso e estes podem ser muito graves, por vezes mesmo mortais. Não se deve tratar os abcessos em casa, pois isso pode agravar a situação. A não ser que sejam da pele e muito pequenos e recorrendo sempre a uma agulha esterilizada pelo fogo.

    ABDOMEN AGUDO

    Diz respeito a uma situação normalmente grave que ocorre no interior do abdómen duma pessoa e quase sempre requer tratamento cirúrgico de urgência, sem o qual o doente dificilmente sobrevive (“só por milagre”). O caso mais vulgar de “Abdómen Agudo” é o resultado duma apendicite (aguda). Mas pode haver “Abdómen Agudo” sem ser infecioso. Por exemplo, uma úlcera gástrica que rebente. Os líquidos muito ácidos do estômago vão irritar o interior do abdómen e só a cirurgia imediata resolve o problema. O sinal mais vulgar do Abdómen Agudo é o chamado “ventre em tábua”. A barriga do doente está muito dura por contração muscular que não depende da vontade do doente nem ele consegue relaxar (contração reflexa). É um sinal de emergência e o doente deverá ser operado no espaço de poucas horas.

    ACUFENOS

    São zumbidos, estalidos, etc. que o doente ouve e não correspondem a qualquer som real. É um falso som provocado pelo próprio aparelho auditivo do doente. Pode ser de curta duração e desaparecer espontaneamente, ou ser prolongado e exigir tratamento médico especializado. As causas são muito variadas, desde cerúmen no ouvido até tumores malignos do ouvido ou dos nervos auditivos. Todos os acufenos que não passem em poucas horas (no máximo poucos dias) têm de ser observados por médico especialista (otorrinolaringologista).

    Esquema da molécula de ADN. Fonte - Internet
    Esquema da molécula de ADN. Fonte - Internet

    ACUPUNCTURA

    Técnica milenar de origem oriental (chinesa?), é reconhecida pela Ordem dos Médicos, constituindo uma subespecialidade médica na qual a abordagem do doente se orienta por uma perspetiva científica, onde a técnica de punção com agulhas é utilizada juntamente com os conceitos de anatomia e fisiologia, com o objetivo de fazer estimulação periférica a nível muscular e do sistema nervoso. É recomendada pela Organização Mundial de Saúde para alívio de sintomatologia de várias patologias, nomeadamente cefaleias e enxaquecas, dores na coluna, dores articulares, tendinites, contraturas musculares, artroses, sequelas de traumatismo e/ou entorse, síndrome do túnel cárpico, etc.. É útil ainda no tratamento das náuseas e vómitos associados à quimioterapia e no pós-operatório. O autor, sendo médico, não recomenda a Acupunctura realizada por não médicos.

    ADENOMA

    Tumor benigno. Normalmente refere-se a um crescimento anormal, mas não maligno, duma glândula (o termo adeno refere-se sempre a glândula). Podemos ter adenomas da tiroide, da hipófise, de glândulas do intestino… Distingue-se dos tumores malignos porque estes normalmente metastizam à distância se não forem tratados adequadamente e a tempo (aquilo que algumas pessoas conhecem por “criar raízes”). Se o adenoma incomodar, seja pelo seu tamanho ou pelo incómodo que provoque, a solução é a cirurgia: remove-se o adenoma e o problema ficará resolvido. Normalmente não se usa o termo “tumor” para falar desta situação porque esta palavra está muito ligada ao “tumor maligno”. Mas qualquer crescimento anormal de qualquer tecido do organismo é um “tumor”. Mas o adenoma é um tumor benigno.

    ADN

    É o acrónimo de Ácido Desoxirribonucleico e constitui o código genético da maior parte dos seres vivos da Terra, desde alguns vírus até ao Ser Humano. É uma molécula muito complexa semelhante a uma escada em caracol. É muito comprida e está enrolada sobre si mesma constituindo os chamados “cromossomas”. Nela está contida a informação necessária para toda a atividade biológica dos organismos e transmite-se de geração em geração. Não existem dois ADN iguais. No Ser Humano, como exemplo, o ADN de cada indivíduo é uma mistura de ADN do pai e da mãe e transmite caraterísticas dum e doutro (os olhos do pai, o sorriso da mãe, etc.). Na divisão celular, necessária para o crescimento e funcionamento do organismo, a molécula de ADN duplica-se em duas exatamente iguais. Quando há um erro nesta duplicação ocorre a chamada “mutação” que pode dar origem a doenças graves hereditárias (transmissíveis de pais para filhos).

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *médico MGF

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].