Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2018

    SECÇÃO: Editorial


    foto

    O ano 2018

    Chega ao fim o ano de 2018, auspiciando-se para 2019 tudo de melhor.

    A nível individual pede-se mais saúde, mais dinheiro, mais bem-estar e felicidade; a nível coletivo deseja-se maior prosperidade para o país, mais segurança e paz, menos corrupção e a garantia de estabilidade política.

    Sabe-nos bem como seres humanos, ter consciência das nossas limitações e lutar sempre por melhorias, ainda que algumas se nos afigurem, no momento presente, utopias praticamente inalcançáveis. Mas, quando a crença e o empenho num determinado objetivo são grandes até as utopias se tornam realidades concretizáveis. A História está cheia de exemplos.

    Falando agora do nosso jornal, “A Voz de Ermesinde”, podemos afirmar que, felizmente, é uma realidade editorial que vem sendo concretizada ao longo dos últimos 60 anos, pese embora as muitas provações por que tem passado e que só servem para enobrecer a sua existência. O ano 2018 representou uma série de alterações neste periódico que só pretendem melhorar o jornal na perspetiva de continuar a dar-lhe vida e tornar mais eficaz a sua missão de informar os leitores, na sua grande maioria, pessoas ligadas a Ermesinde e às suas instituições e coletividades. Para além da mudança de diretor, de terem aparecido novos colaboradores (sem eles será muito difícil fazer-se um jornal) e de se terem estabelecido novas parcerias, o número de páginas aumentou para 32 (exceção para as duas edições de dezembro, que têm 24 páginas), tinha apenas 8 páginas a cores e agora o jornal é todo a cores, está a introduzir-se uma alteração estrutural na distribuição do jornal para que chegue mais cedo aos assinantes, mudou-se de gráfica e houve também uma melhoria de recursos técnicos na redação. Continuou-se a aposta na versão digital, onde até agora os muitos leitores têm tido acesso, gratuito e espontâneo, a todo o seu conteúdo. Tudo isto com o aval e apoio da Direção do Centro Social de Ermesinde, na sua condição de proprietário deste meio de comunicação social.

    Mas neste ano de 2018 nem tudo foi bom na história de “A Voz de Ermesinde”, pois tivemos que dar uma notícia muito desagradável, a do falecimento do antigo diretor e um dos maiores amigos de sempre deste jornal, Manuel da Conceição Pereira. Na verdade, após doença prolongada, Conceição Pereira, viria a falecer no dia 11 de agosto de 2018, com 90 anos de idade. Para além de termos trabalhado juntos, ao longo de muitos anos, neste jornal também escrevemos, em cooperação, o livro “Ermesinde : registos monográficos”, publicado em 2001.

    Efetivamente, a história de Ermesinde, das suas coletividades e das suas gentes, bem como a história do próprio município, pelo menos desde janeiro de 1958, está nos seus quase mil números que, conjuntamente, significam dezenas de milhares de páginas.

    Esta edição com algum espaço dedicado a lembrar, em síntese cronológica, o que de mais importante aconteceu ao longo deste ano de 2018, e de que demos notícia no momento oportuno, serve para ilustrar bem o que acima se afirma quanto à importância deste título da imprensa local.

    Com este último número de “A Voz de Ermesinde” do ano de 2018 termina a comemoração do seu 60.º aniversário. Tratando-se do único jornal que há seis décadas se vem publicando de forma praticamente ininterrupta, quer na cidade quer no concelho, acreditamos que os ermesindenses hão de continuar a apoiá-lo, mantendo a assinatura e convidando outros a tornarem-se assinantes, pois que pelas suas páginas passam informações e notícias que mais nenhum meio de comunicação social dá. Também se espera que mais empresários aproveitem as nossas páginas para fazerem publicidade.

    Termino com a formulação dos votos de um excelente 2019 para “A Voz de Ermesinde” e para todos os nossos colaboradores, assinantes, anunciantes e amigos.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].