Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2018

    SECÇÃO: Destaque


    27.ª EDIÇÃO DO MAGIC VALONGO

    Ermesinde assistiu ao melhor Magic Valongo da última década!

    foto
    Aproximadamente 150 ilusionistas oriundos de vários pontos do globo deram vida à 27.ª edição do Magic Valongo – Festival Internacional de Ilusionismo, que uma vez mais teve como palco a nossa Cidade – mais concretamente o Fórum Cultural e o Largo da Estação. Facto ocorrido no fim-de-semana (28, 29 e 30 de setembro).

    Como já foi referido cerca de centena e meia de ilusionistas abrilhantaram aquele que mais uma vez provou ser um dos mais prestigiados festivais de ilusionismo do nosso país, tendo reunido ao longo de três dias diversos nomes sonantes das artes mágicas internacionais, casos de Raul Black (Espanha), Raul Alegria (também vindo de Espanha), Solange Kardinaly (portuguesa que tem a particularidade de ser até hoje a única mulher a conquistar o 1.º prémio do prestigiado festival internacional de ilusionismo Almussafes Màgic – na região de Valência, Espanha –, o qual já vai na sua 26.ª edição), ou a dupla hispano-argentina composta por Brando e Silvana. Mas poderíamos citar muitos mais, já que de acordo com a organização é difícil destacar nomes, tendo em conta que o Magic Valongo 2018 recebeu tantos e prestigiados ilusionistas nacionais e internacionais. Por nacionalidades, a 27.ª edição do Magic Valongo contou com a participação de ilusionistas portugueses, espanhóis, argentinos, brasileiros, alemães e venezuelanos.

    foto
    A edição deste ano contou com a particularidade – e novidade – de apresentar ao Mundo os ilusionistas do futuro, isto é, jovens mágicos, que na tarde do dia 29 evidenciaram (e bem) os seus dotes de magia à vasta plateia presente na Casa de Espetáculos do Fórum Cultural de Ermesinde. Outra novidade na edição deste ano foi a Non Stop Magic, uma atividade em que pudemos ver os dotes de ilusionistas a trabalhar em rede, isto é, em simultâneo numa mesa e com o público a assistir em redor.

    Um ano mais, o Magic Valongo não se confinou ao interior do fórum cultural, por outras palavras, saiu à rua, levando as artes mágicas até à Praça da Estação, local onde largas dezenas de transeuntes pararam para ver – e interagir – com os artistas.

    foto
    Mas o ponto alto do certame foi naturalmente a gala internacional, ou melhor, as duas galas internacionais, realizadas nas noites de 28 e 29 de setembro, e que lotaram a Casa de Espetáculos do Fórum, sobretudo na segunda noite, que registou casa cheia!

    Como habitualmente acontece, o nosso jornal trocou breves palavras com a organização na hora de cair o pano sobre o evento, tendo Fernando Castro mostrado o seu regozijo pela forma como o evento decorreu, rotulando esta 27.ª edição como a melhor da última década! «E esta é a opinião do público», sublinha Fernando Castro, que salienta ainda a extrema qualidade dos artistas que marcaram presença neste Magic Valongo 2018.

    foto
    À semelhança de anos anteriores o evento foi igualmente um ponto de encontro para os ilusionistas partilharem opiniões/visões sobre as artes mágicas, e para isso esta 27.ª edição englobou quatro conferências, e também aqui se registou uma novidade, já que nos anos anteriores têm sido apenas duas as conferências realizadas.

    Aspeto muito apreciado pelos espectadores e participantes – e também por nós – deste Magic Valongo 2018 foi a exposição intitulada “O Ilusionismo em Portugal”. Trata-se da mostra de um conjunto de preciosas peças/objetos ligados ao mundo da magia, como, por exemplo, livros, roupas, baralhos de cartas, entre outros adereços que constituem um verdadeiro museu da magia e que vale a pena visitar – a exposição estará patente na Galeria Museológica do Fórum Cultural de Ermesinde até ao próximo dia 11 de novembro.

    foto
    No dia 30 de setembro caiu o pano sobre a 27.ª edição do Magic Valongo, com a habitual entrega de prémios referentes ao Concurso de Palco e ao Concurso de Close-Up e a posterior cerimónia de encerramento. Quanto aos dois concursos mencionados, o júri decidiu não atribuir o 1.º prémio em ambos, sendo que o 2.º prémio foi atribuído apenas no Concurso de Close-Up – foi entregue ao mágico Ignacio. Quanto ao 3.º prémio, e começando pelo Concurso de Palco, ele foi entregue a João Francisco, ao passo que Ruby e Quase Quatro levaram para casa o 3.º prémio no Concurso de Close-Up. Nesta cerimónia a organização levou ainda a cabo uma sentida homenagem a António Cardoso, conceituada ilusionista decano português.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].