Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2018

    SECÇÃO: Local


    Conselho da Cidade volta a reunir com interessantes projetos a serem ventilados

    Fotos JFE
    Fotos JFE
    No dia 24 de setembro, à noite, as associações, coletividades, instituições, partidos políticos e escolas, como membros do Conselho da Cidade, voltaram a reunir por convocatória do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), João Morgado, com o objetivo de dar parecer ao executivo da Junta sobre questões que sejam importantes para a cidade.

    Para presidir aos trabalhos constituiu-se uma mesa onde tomaram lugar o presidente da Junta de Freguesia, João Morgado, a Vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Maria, o presidente da Assembleia de Freguesia, Josué Morais, e a Secretária.

    Entre os aspetos focados na reunião e que faziam parte da Ordem de Trabalhos estão o “Orçamento Participativo” que por falta de Regulamento a aprovar na Assembleia de Freguesia passa para o próximo ano; oprojeto “O meu jardim” em que se pretende premiar o envolvimento direto de coletividades e instituições no arranjo, com o apoio da Junta, de pequenos canteiros ajardinados que há junto a escolas e instituições como a Casa do Povo, Bombeiros e Centro Social de Ermesinde; o projeto “Crochet nas árvores” que apela à cooperação das entidades mais ligadas à população de mais idade para decorar os troncos das árvores da cidade com crochet; o projeto “Realização de Feiras de Artesanato em vários pontos da cidade” que pode ser da iniciativa de qualquer coletividade ermesindense com o apoio organizativo e logístico da JFE; o projeto “Cascatas de S. João”, um “sonho” do presidente que gostava de ver, na altura das festas sanjoaninas, as montras da cidade decoradas com cascatas do género daquelas que há meio século eram tão típicas desta região; o projeto “Ermesinde Solidário – aluguer de máquinas e ferramentas” que seria uma espécie de bolsa de voluntários para apoio a pessoas da 3.ª idade que vivem sós, precisando de companhia, de que alguém fosse com elas às compras, à farmácia ou a outro sítio qualquer. Foram distribuídos aos conselheiros os Regulamentos de Bolsas de Estudo e de Investigação, com o objetivo de simplificar os mesmos no sentido de viabilizar a sua concretização a favor dos que estudam e dos que pretendem fazer trabalhos de investigação.

    Falou-se ainda da possibilidade de solucionar a falta de transportes públicos para quem vive, por exemplo, em Sampaio ou em Mirante de Sonhos e não tem carro próprio. Um último ponto foi a metodologia a adotar na atribuição da Medalha da Cidade, ficando acordado que se faria, a partir de agora, de 5 em 5 anos.

    foto
    Pontualmente, sobre um ou outro destes aspetos, houve intervenções de vários conselheiros, sobretudo para obter esclarecimentos.

    Fazem parte do Conselho da Cidade as seguintes entidades: Junta de Freguesia de Ermesinde, Câmara Municipal de Valongo, Associação de Pais da Escola da Gandra, Associação de Pais da Escola Secundária de Ermesinde, Associação de Pais da Escola de Sampaio, Escola D. António Ferreira Gomes, Associação de Pais da Bela, Associação de Pais de Mirante de Sonhos, Associação de Pais da Escola Básica Saibreiras, Escola do Carvalhal, Centro Escolar Mirante de Sonhos, Escola dos Montes da Costa, ADICE, Ágorarte – Associação Cultural e Artística, AiEV - Associação Industrial e Empresarial de Valongo, Associação Académica e Cultural de Ermesinde, Associação CAMME-CR, Associação Cor é Vida, Associação das Coletividades do Concelho de Valongo, Associação Desportiva e Recreativa da Gandra, Associação Pé na Roda, Associação Promoção Social e Cultural de Ermesinde, Associação Sójovem, Bombeiros Voluntários de Ermesinde – presidente da Direção, Bombeiros Voluntários de Ermesinde – comandante, Cabeças no ar e pés na Terra, Casa do Povo de Ermesinde, Centro Social de Ermesinde, Conferencia S. Vicente de Paulo, Magriços de Ermesinde Cultura e Desporto, Clube Desportivo da Palmilheira, Clube de Propaganda da Natação, Clube Zupper, Corpo Nacional de Escutas, Elite 36, Ermesinde Sport Club 1936, Ermesinde Cidade Aberta, Magic Valongo, Magriços de Ermesinde Cultura e Desporto, Rotary Club de Ermesinde e Rotaract, Refood, União Desportiva Cultural e Recreativa da Bela, União Desportiva e Recreativa da Formiga, Associação de Apoio às Artes Performativas, Skate, Adra, Associação de Estudantes da ESE, Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Colégio de Ermesinde, Externato Maria Droste, Instituto do Bom Pastor, Lar Marista de Ermesinde, Colégio Stª. Joana, Paróquia de Ermesinde, Agrupamento de Escolas de S. Lourenço, Partido Social Democrata e Juventude Partidária, Partido Socialista e Juventude Partidária, Coligação Democrática Unitária / Partido Comunista Português e Juventude Partidária, Bloco de Esquerda e Juventude Partidária, Centro Democrático Social e Juventude Partidária e Polícia Segurança Pública - Esquadra de Ermesinde.

    foto
    Estiveram presentes e elementos da sua direção tomaram posse como membros do Conselho da Cidade, as seguintes entidades: Junta de Freguesia de Ermesinde, Câmara Municipal de Valongo, Associação de Pais Escola Secundária de Ermesinde, Escola do Carvalhal, Escola dos Montes da Costa, ADICE, Ágorarte – Associação Cultural e Artística, Associação Académica e Cultural de Ermesinde, Associação das Coletividades do Concelho de Valongo, Associação Promoção Social e Cultural de Ermesinde, Associação Sójovem, Bombeiros Voluntários de Ermesinde – presidente da Direção, Bombeiros Voluntários de Ermesinde – comandante, Cabeças no ar e pés na Terra, Casa do Povo de Ermesinde, Centro Social de Ermesinde, Conferencia S. Vicente de Paulo, Magriços de Ermesinde Cultura e Desporto, Rotary Club de Ermesinde e Rotaract, Refood, Adra, Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Instituto do Bom Pastor, Paróquia de Ermesinde, Agrupamento de Escolas de S. Lourenço, Partido Social Democrata e Juventude Partidária, Partido Socialista e Juventude Partidária, Coligação Democrática Unitária / Partido Comunista Português e Juventude Partidária, Bloco de Esquerda e Juventude Partidária, Centro Democrático Social e Juventude Partidária.

    No encerramento da sessão do Conselho da Cidade, João Morgado, que considerou a JFE mais um “banco de ideias do que de obras” por falta de dinheiro e de colaboradores, pediu aos conselheiros que pessoalmente ou por email façam chegar à Junta de Freguesia as suas ideias e propostas no sentido de todos colaborarem na gestão da cidade.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].