Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2018

    SECÇÃO: Destaque


    Governador do Distrito 1970 visitou Rotary Club de Ermesinde

    foto
    Esta foi a 38.ª visita do Governador do Distrito 1970, Joaquim Branco, desta feita ao dinâmico movimento rotário de Ermesinde que juntou o Rotary Club de Ermesinde (fundado há 32 anos, mais concretamente no dia 5 de junho de 1986), o Rotaract e o Interact, no Centro Social de Ermesinde. E tão numerosa, e diligente, era a juventude rotária presente, que o Governador afirmaria mesmo ser a primeira vez que via Rotaract e Interact como viu aqui.

    A reunião alargada, em ambiente de festa, começou com a saudação das Bandeiras. Marcaram presença o presidente da Direção do Rotary Club de Ermesinde, Carlos Mourão, e restantes membros do seu Conselho Diretor 2018-2019, os presidentes do Rotaract, Henrique Sousa, e da Interact, Catarina Pinto, dezenas de rotários do Club anfitrião e alguns de outros clubes rotários como de Valongo, Arouca, Porto-Antas, Águas Santas-Pedrouços e Amarante. Na mesa que presidiu à sessão, para além dos principais dirigentes rotários, e familiares, tomou lugar também o Governador do Distrito 1970 e a vice-presidente da Câmara de Valongo, Ana Maria Rodrigues. Aceitaram o convite vários elementos de entidades ermesindenses e alfenenses, nomeadamente os presidentes das Juntas de Freguesia de Ermesinde e Alfena, o presidente da Direção do Centro Social de Ermesinde, o Comandante da PSP local, o presidente da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, a representante da Direção da Casa do Povo de Ermesinde e, entre outros, o diretor de “A Voz de Ermesinde”.

    Depois das formalidades do protocolo, bem lideradas por José Luís Pinto, usou da palavra José Puig, da Comissão de Administração do Club, que se congratulou com o Festival de Tunas no sábado anterior, uma realização conjunta do Rotaract e Interact dos rotários de Ermesinde, que foi um reflexo da maneira de estar da juventude rotária, que está, pois, de parabéns pelo êxito da iniciativa.

    Usou da palavra, a seguir, o presidente do Rotary Club de Ermesinde, Carlos Mourão, que fez uma análise da vida do Club, referindo-se, concretamente, ao programa e objetivos concretizados, afirmando que tudo fará para cumprir de forma eficaz os objetivos do Rotary, contando com o apoio do Governador do Distrito, aqui presente, mas sobretudo da sua própria equipa e daqueles que se lhe hão de juntar, pois pretende aumentar o quadro social com a entrada de novos companheiros para o Rotary, para o Rotaract e para o Interact. Referiu-se também ao sucesso do Festival de Tunas, com a exibição de seis grupos, no passado dia 13 de outubro, aos saraus e prémios a atribuir aos melhores alunos das escolas de Ermesinde e de Alfena, à continuidade do trabalho do Presidente anterior, Fernando Ferreira, de plantação de árvores em Alfena, bem como ao projeto da sede e ao magusto.

    foto
    Interveio, entretanto, a jovem Catarina Pinto, presidente do Interact de Ermesinde que evidenciou uma grande alegria e jovialidade comunicacional que só pode servir de estímulo a que outros jovens adiram a este movimento, cujo lema anual “seja a inspiração”, se integra bem num bastante mais amplo dos rotários que é servir os outros, sobretudo os que mais necessitam. Catarina Pinto, na sua intervenção, falou da necessidade de experiência que os mais novos sentem e, por isso mesmo, participam em todos os projetos do Rotary Club de Ermesinde e vão estar, também, no encontro distrital em Coimbra. O presidente do Rotaract, Henrique Sousa, que não pôde estar presente aquando da “Transmissão de Tarefas”, no início de julho último, esteve agora e usou da palavra para saudar os seus companheiros e fazer apelo à união de “um por todos e todos por um”, na concretização das tarefas que venham a realizar.

    Foi a vez, entretanto, de troca de prendas e de palavras, falando também a vice-presidente da Câmara de Valongo, Ana Maria Rodrigues, o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares, e o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, também membro do Club Rotário de Ermesinde, João Morgado. Todos os autarcas se congratularam com o movimento rotário, pela dinâmica que traz a estas duas cidades do município de Valongo, pelo profissionalismo das suas organização e pela importante atividade de cariz social que desenvolvem.

    foto
    Mas as palavras mais aguardadas eram, sem dúvida, as do Governador do Distrito 1970, Joaquim Branco, em visita oficial ao Club de Ermesinde. Falou do movimento rotário como sendo diferente de todos os outros, pois trata-se de uma associação de profissionais que têm como ideal “servir a comunidade”. Um milhão e duzentos mil rotários, em quase todos os países do mundo, comprovam bem a força e o universalismo deste movimento. E muitos ainda não são rotários, porque ninguém os convidou, afirmou Joaquim Branco. Este movimento, ainda segundo as palavras proferidas pelo Governador, pretende fomentar o ideal de servir, com a concretização de projetos, através do companheirismo. Os rotários têm origem em quadros sociais muito diversificados, que têm em comum serem pessoas íntegras, pessoas de compromissos, com condutas exemplares. A nível internacional os rotários procuram ajudar outras comunidades, onde há pessoas muito necessitadas, por causa da extrema pobreza em que vivem. Os rotários são boas pessoas e bons munícipes. No dia 24 de outubro, evocou-se o “dia mundial da poliomielite” e os rotários contribuíram com muitos milhões de dólares para tentar minorar o alastrar desta doença. Portugal praticamente já não padece de tal enfermidade porque foi eliminada devido ao êxito do Programa Nacional de Vacinação, mas é preciso que aconteça o mesmo nos outros países. Para dar o exemplo, Joaquim Branco deixou um cheque que vai permitir que mais 300 crianças sejam vacinadas.

    Terminou, congratulando-se com a juventude do movimento rotário de Ermesinde, que garante a renovação do Club e a transmissão dos valores positivos do “companheirismo”.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].