Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2018

    SECÇÃO: Destaque


    21.ª MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO DO CONCELHO DE VALONGO

    A(s) história(s) da Batalha da Ponte Ferreira contada(s) por um pescador

    foto
    Sala cheia para ver e aplaudir o novo trabalho do Diretor Artístico do ENTREtanto Teatro, Júnior Sampaio, na noite de 19 de outubro. Intitulada de “A Batalha da Ponte Ferreira” esta peça é, digamos que, como que uma segunda versão do trabalho – com o mesmo nome – apresentado em 2009 e que retrata um acontecimento com uma relevância histórica inquestionável para o Concelho de Valongo: a batalha à volta da Ponte do Rio Ferreira, em Campo, entre as tropas de D. Pedro IV e de D. Miguel, travada a 23 de julho de 1832 e que envolveu cerca de 23.000 soldados.

    Este episódio das Lutas Liberais foi-nos agora contado por um pescador – personagem interpretada pelo próprio Júnior Sampaio – que sentado em cima da célebre ponte enquanto espera pacientemente pelo peixe da sua vida, vai relatando toda a história em redor da mítica batalha que opôs os irmãos D. Pedro e D. Miguel. Neste monólogo, Júnior Sampaio entrelaça factos históricos daquela época com factos da nossa atualidade de uma forma humorística que divertiu o público ao longo de uma hora (bem passada). Como que, por vezes, fazia a ligação entre o passado e o presente.

    Dizer ainda que esta recriação histórica havia estado em cena – no âmbito desta MIT 2018 – nos dias 17 e 18, embora aqui tivesse sido adaptada ao público infantil, aos alunos das escolas do concelho, mais concretamente, que puderam assistir a este novo trabalho de Júnior Sampaio.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].