Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2018

    SECÇÃO: Local


    TRÊS PERGUNTAS À COORDENADORA DA VALÊNCIA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE, GABRIELA PENÊDA

    «A nossa preocupação tem sido garantir segurança aos pais que nos confiam os filhos enquanto vão trabalhar»

    A Voz de Ermesinde (AVE): A valência de Educação Pré-Escolar é, uma referência da nossa comunidade no que diz respeito ao trabalho desenvolvido junto da população mais jovem. Perguntava-lhe como se explica esse prestígio (?)

    Gabriela Penêda (GP): Suponho que esse prestígio se deva aos muitos anos de empenho e dedicação desta instituição à comunidade de Ermesinde, através do apoio prestado pelos seus profissionais aos pais na nobre tarefa que é "EDUCAR".

    AVE: Gostava que nos descrevesse os serviços que a valência disponibiliza à comunidade, e o que distingue esses serviços das restantes respostas ligadas à infância que proliferam em Ermesinde (?)

    GP: Somos uma valência polivalente, que disponibiliza à comunidade um serviço de apoio que vai desde a 1ª. infância até à entrada das crianças no 1º. ciclo. Desta forma temos a resposta Creche, Creche Familiar e Jardim de Infância. Estas respostas encontram-se de tal forma interligadas na nossa instituição o que permite que uma criança cresça connosco até à entrada no 1º. ciclo, criando vínculos afetivos, que no meu entender também contribuem para o referido prestígio da instituição, o qual resulta da "marca" deixada nas gerações mais novas da nossa comunidade.

    Temos um horário alargado com cerca de 12 horas de atendimento diário. Desta forma apoiamos as famílias que começam cedo o seu trabalho mas também aquelas que trabalham até mais tarde. O acompanhamento pedagógico das nossas crianças é feito por profissionais habilitados e após o tempo letivo temos várias atividades extra-curriculares como Karaté, Música, Zumba, Ballet, Minibasquete e Ioga para bebés. Estas atividades funcionando na instituição evitam o transtorno de as famílias terem que levar as crianças às academias ou centros após o seu horário de trabalho.

    Temos um serviço de transporte com autocarro próprio o que permite apoiar as famílias cujas distâncias da instituição, horários ou meio de transporte imponham essa necessidade. Outro aspeto importante que incluímos na nossa resposta é a Alimentação, a qual é diariamente preparada nas nossas instalações. Baseada nos princípios de uma alimentação adequada e saudável para a infância tem por base ementas construídas com o parecer de uma nutricionista e a utilização de produtos frescos.

    AVE: O bem-estar, a educação e o desenvolvimento de uma criança é uma preocupação permanente de um pai ou de uma mãe, e nesse aspeto é do conhecimento público que esta valência tem desenvolvido um trabalho de enorme relevo no acolhimento e formação dos homens e mulheres do futuro. Gostava pois que nos dissesse o que os pais podem aqui encontrar para que os seus filhos se sintam felizes e preparados para encarar o "amanhã" (?)

    GP: Ao longo dos anos a nossa maior preocupação tem sido garantir segurança aos pais que nos confiam os filhos enquanto vão trabalhar. Desta forma é muito gratificante e importante para nós perceber que as crianças que frequentam a nossa instituição se sentem felizes. Para isto cabe aos profissionais de educação da nossa instituição fazer um levantamento dos interesses e das necessidades dos seus grupos, e após fazer uma reflexão construir um plano de trabalho onde a Criança, o seu bom desenvolvimento e bem estar serão sempre a grande referência. Através da nossa ação pretendemos valorizar a criança, estimulando o seu natural "aprender através do brincar", estimulando-lhe a curiosidade, o desejo de saber e de agir, dentro de princípios democráticos e de liberdade. Envolvendo os pais no nosso trabalho numa perspetiva de uma relação de parceria educativa penso que conseguimos ingredientes para a continuidade do bom serviço prestado à comunidade de Ermesinde e assim continuar a ajudar a criança a enfrentar o "amanhã".

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].