Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2018

    SECÇÃO: Local


    TRÊS PERGUNTAS À COORDENADORA DA VALÊNCIA ATL/INFÂNCIA E JUVENTUDE DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE, FÁTIMA BROCHADO

    «O ATL do CSE tem como objetivo supremo, ser a solução para as diversas necessidades dos seus utentes»

    A Voz de Ermesinde (AVE): Tem sido notória a procura desta valência por parte dos encarregados de educação da nossa comunidade para aqui colocarem os seus filhos. Notório e público é também o prestígio que a valência tem na cidade, e assim, perguntava-lhe qual a "fórmula", digamos assim, que explica a popularidade - e consequente procura - que o ATL do CSE tem (?)

    Fátima Brochado (FB): A "fórmula" decorre do estabelecimento de uma rede afetiva que liga os utentes com todos os colaboradores do ATL, que permite elevar os níveis de confiança através do diálogo e cumplicidade positiva. Quer os utentes quer os seus encarregados de educação, estão seguros que a sua privacidade é absolutamente preservada, é habitual que ex-utentes regressem para nos visitar.

    O ATL do CSE tem como objetivo supremo, ser a solução para as diversas necessidades dos seus utentes.

    AVE: Que serviços é que esta resposta social disponibiliza ao seu público e já agora o que tem distinguido essa oferta das demais existentes na nossa freguesia?

    FB: A equipa do ATL procura percecionar com clareza como pode complementar a ação dos agregados familiares. Naturalmente que não é nossa função substituir a escola mas sim contribuir para o desenvolvimento harmonioso em todas as vertentes dos jovens. Em princípio não é função dos ATL´s o apoio na realização dos TPC´s. No entanto por esta ser uma necessidade imperiosa, para além da equipa normal, temos o apoio diário de um professor o que permite dar uma resposta com a devida qualidade.

    O desporto e a cultura tem de fazer parte do dia a dia dos jovens. Estes são outros dos vetores aos quais dedicamos particular atenção. Por fim, todos os jovens recordam com sentida alegria as nossas atividades lúdicas. O ATL está hoje diferente. Não que estivesse mal no passado, mas sim porque sabe adaptar-se à realidade atual da sociedade, às necessidades e exigências do presente com os olhos no futuro.

    AVE: Hoje, milhares de ermesindenses que na sua infância passaram pelo ATL recordam com saudade os tempos aqui vividos, em que a convivência, partilha e o divertimento assumem um papel de destaque nas suas memórias…

    FB: … As frequentes visitas dos nossos ex-utentes, confirmam que os valores (direitos e deveres decorrentes da cidadania) foram por eles interiorizados. Estamos certos que fizemos a nossa parte, com os encarregados de educação e escola, na transmissão dos mesmos. Os referidos valores decorrem do que consideramos serem os nossos pilares:

    - Empenho e motivação de toda a equipa pedagógica no desenvolvimento e aplicação do projeto.

    - Estabelecimento de uma rede afetiva que liga os utentes a todos os colaboradores do ATL e que permite criar níveis de confiança, através da comunicação e do diálogo.

    - Preocupação constante em promover um espírito de aceitação de deveres e direitos de cidadania que acabam por dar frutos a médio e longo prazo.

    - Bons resultados escolares.

    - Diferenciação e qualidade das atividades desenvolvidas nos períodos de interrupções letivas.

    - Preocupação em consolidar valores básicos e fundamentais como: amizade, generosidade, humildade, tolerância, respeito, poder de iniciativa, cooperação e solidariedade.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].