Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2018

    SECÇÃO: Local


    Assembleia Municipal de Jovens de Valongo - Edição de 2018

    foto
    À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, em data próxima ao aniversário do "25 de Abril", ocorre o plenário da Assembleia Municipal de Jovens, no Auditório António Macedo, em Valongo; este ano foi no passado dia 20 de abril. Sob a presidência de Abílio Vilas Boas, que lidera os trabalhos na Assembleia Municipal de Valongo, a presença do presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, membros da mesa e deputados da Assembleia Municipal, vereadores, professores e os alunos, a sessão foi bastante viva, participada e durou cerca de três horas. É uma espécie de "iniciação" dos jovens na vida política local, para conhecerem aquele órgão, as suas competências e se habituarem à intervenção cívica.

    Depois das intervenções iniciais dos presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal, foi a vez de dar a voz aos alunos que intervieram pela ordem determinada em sorteio numa reunião prévia.

    Os primeiros a usar da palavra foram os do Agrupamento de Escolas de Alfena, que apresentaram o projeto "BRINCA", reivindicando a criação de mais parques infantis na sua freguesia, bem como a remodelação dos existentes. Seguiu-se o Agrupamento de Escolas de Ermesinde, que apresentou uma proposta para a promoção do turismo no concelho de Valongo, valorizando aquilo que tem de melhor, nomeadamente as serras da Valongo e as antigas minas romanas. A assembleia prosseguiu, com a intervenção da bancada do Agrupamento de Escolas de Campo, que demonstrou a preocupação com a quase inatividade do Centro Cultural local, onde apenas funciona o "espaço do cidadão" e, de vez em quando, o "Entretanto Teatro", uma espécie de escola de teatro, no município. Ora, os alunos de Campo que escreveram um abaixo-assinado, e recolheram quase duas mil assinaturas, querem que aquele espaço seja para a Comunidade. Os alunos da bancada do Agrupamento de Escolas de Valongo apresentaram dois ou três casos de rotundas, que não são dignas de tal nome e apresentaram sugestões de resolução. Finalmente, surgiu a intervenção do CENFIM de Ermesinde, cujos "deputados" trataram o tema"Despoluição e embelezamento das margens do Leça em Ermesinde" reivindicando, designadamente, a existência de uma piscina fluvial, entre o Parque da Socer e o Maiashoping. José Manuel Ribeiro interveio dando uma explicação a cada bancada acerca dos problemas levantados e ouviu, da parte dos jovens "deputados" questões muito pertinentes.

    Na segunda parte foi debatida a questão, tão atual, da" Liberalização da Canábis" sendo bem evidente a polémica do tema, que os alunos souberam "estudar" bem. Os do Cenfim até organizaram um inquérito e apresentaram as conclusões. Novamente intenso e proveitoso momento de debate, a provar que a iniciativa continua a ter pertinência.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].