Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2018

    SECÇÃO: Destaque


    COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL EM ERMESINDE

    Memórias de Abril

    Foto SOFIA CARVALHO/JFE
    Foto SOFIA CARVALHO/JFE
    A Junta de Freguesia de Ermesinde começou a celebrar o 44.º aniversário da Revolução de Abril na véspera (o movimento dos capitães também começou no dia 24 de abril, triunfando a Revolução no dia 25) promovendo uma interessante iniciativa, que apresentou no palco, um painel composto por três professores de História do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço: Cândida Moreira, Isabel Vilhena e Germano Fernandes, cabendo a moderação ao médico, Campos Garcia. Assistiram o presidente da Assembleia de Freguesia, o presidente da Junta de Freguesia e membros do Executivo, membros da Assembleia de Freguesia, o vereador, Orlando Rodrigues, o Comandante da PSP local e muitos dirigentes de associações e coletividades de Ermesinde.

    Foi bom ouvir quem sabe, não tanto pelas memórias pessoais do dia 25 de abril de 1974 - todos estes professores eram ainda meninos nesse dia - mas pela versão dos factos pelos familiares mais próximos e sobretudo pela averiguação que, como professores, tiveram de fazer para lecionarem este conteúdo programático. Já o moderador, de mais idade, era ao tempo da revolução estudante universitário e, portanto, evidenciou boa memória não só do dia 25 de Abril, como também dos dias revolucionários contando alguns episódios interessantes. Houve também oportunidade para ouvir algumas pessoas na sala que quiseram participar no tema, nomeadamente alguns ex-militares que serviram o país na Guerra do Ultramar e outro que estava em Lisboa, na Marinha, quando se deu a Revolução dos Cravos.

    No início da sessão,o Grupo "Voz Ligeira", da Associação Académica e Cultural de Ermesinde recordou Zeca Afonso interpretando algumas canções, a começar logo, como se impunha, com "Grândola Vila Morena". Já na parte final, voltou ao palco,o Grupo "Voz Ligeira" para prestar tributo a outro cantor de música de intervenção (José Carlos Ary dos Santos), participando também alguns elementos do Grupo de Teatro "Casca de Nós", também da Associação Académica, com a declamação de poemas.

    Findo o debate-memória sobre "Abril de 1974" no Auditório, que se revelou pequeno para tanta gente, o Presidente da Junta inaugurou a Exposição de interessantes cartazes e poemas alusivos ao concurso sobre a temática do "25 de Abril".

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].