Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2018

    SECÇÃO: Local


    ADICE promoveu Sessão de sensibilização e (in)formação "Sinais de Alerta no desenvolvimento infantil 0-6 anos"

    Foto ADICE
    Foto ADICE
    A ADICE (Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde) promoveu, no passado dia 12 de março, a III Sessão de sensibilização e (in)formação, com a temática "Sinais de Alerta no desenvolvimento infantil 0-6 anos". A iniciativa decorreu nas instalações do Centro Social e Comunitário da Cidade de Ermesinde, tendo contado com casa cheia: muitos encarregados de educação, técnicas de intervenção social e professores/educadores. A dinamizar a sessão esteve Sara Ribeiro, licenciada em Terapia Ocupacional, com 18 anos de experiência junto de crianças com alterações do desenvolvimento, que ajudou a esclarecer as preocupações que vão surgindo no dia-a-dia bem como maximizar o potencial de cada um/a.

    Na sua palestra, a terapeuta abordou/explicou diversos indicadores que nos podem ajudar a perceber melhor o desenvolvimento de uma criança ao logo de várias fases/etapas nos seus primeiros seis anos de vida. E olhando precisamente para o facto de que é nestes primeiros anos de vida que ocorrem as principais e mais importantes transformações na vida da criança e que servirão de base para as etapas seguintes no desenvolvimento humano, Sara Ribeiro focou e explicou então inúmeros pontos/aspetos comportamentais daquilo que é um desenvolvimento normal e quais são os sinais de alerta precisamente nessas várias fases/etapas dos primeiros seis anos.

    A título de exemplo, um desenvolvimento normal numa criança com três meses apresenta comportamentos como a reação ao som e localização da fonte sonora, ao passo que um sinal de alerta numa criança com o mesmo tempo de vida pode ser o facto desta não reagir a um som, ou assustar-se ao menor ruído. Ainda outro exemplo, este numa etapa/fase seguinte, um desenvolvimento normal numa criança com um ano de idade será o facto desta conseguir andar (ainda que apoiada), ou colocar-se em pé e baixar-se com a ajuda das mãos, enquanto que um sinal de alerta numa criança com a mesma idade apresenta comportamentos como não aguentar o peso das pernas, ou permanecer imóvel sem mudar de posição. Paralelamente a estas aspetos comportamentais alusivos ao desenvolvimento normal e aos sinais de alerta ao longo das várias fases de uma criança entre o nascimento e os seis anos, a terapeuta deu ainda algumas dicas práticas para ajudar no desenvolvimento das crianças, focando ainda a importância do diagnóstico e intervenção precoce ao longo deste(s) período(s) da vida de uma criança.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].