Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2018

    SECÇÃO: Local


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Alunos e professores da Escola Secundária de Ermesinde participaram num seminário em Inglaterra

    foto
    Na semana de 22 a 26 de janeiro de 2018 um grupo seis alunos e dois professores da Escola Secundária de Ermesinde participaram num Seminário Internacional em Inglaterra. Este realizou-se na Hillside High School, em Bootle, uma localidade próxima de Liverpool.

    Os temas deste seminário, nos moldes de um curso com quatro tópicos, foram Matemática, Tecnologia, Ciências e Música. A participação dos alunos desta escola sucedeu a um convite que me foi endereçado por um dos dois organizadores do evento, o holandês Peter Vaandrager, depois de um encontro em que participamos juntos em Bruxelas.

    Neste evento participaram cerca de 100 alunos de Portugal, Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Holanda. O mesmo foi uma iniciativa enquadrada num desígnio da união europeia as STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), sendo o tópico Música um tópico extra que varia de ano para ano. O curso iniciou-se com uma apresentação da realidade e do contexto da escola de proveniência de cada grupo de alunos, na qual, os nossos alunos fizeram uma magnífica apresentação em inglês. Terminou com a apresentação do trabalho desenvolvido no decorrer do seminário, em que mais uma vez alunos da nossa escola brilharam.

    Para além do curso, o qual foi muito apreciado por todos os participantes e em especial pelos nossos alunos, houve momentos de grande convívio entre alunos de 16 anos de todas as nacionalidades presentes, o qual combinou interesses próprios desta faixa etária com a utilização da língua inglesa. Os nossos alunos foram exemplares na participação e no convívio, sendo sempre alegres e comunicativos. No seminário, participaram com grande empenho, tendo a sua postura sido elogiada por responsáveis de outros países. Os efeitos do seminário e do encontro com outras culturas não terminaram no último dia, continuam nos contactos resultantes das amizades estabelecidas e nos contactos entre os professores presentes a pensarem em futuras iniciativas internacionais.

    Os professores da ESE que acompanharam os alunos, a Drª Liseta Ramos, professora de Física e Química e eu próprio, Raul Aparício, professor de Matemática, demos este tempo em Liverpool, Bootle (escola) e Southport (hotel) como muito importante na construção dos conhecimentos e da cidadania europeia destes alunos e a observação dos seus comportamentos e das suas expressões faciais são suficientes para dizermos que as expetativas foram superadas e nos enchermos de orgulho dos nossos alunos e enorme satisfação enquanto educadores.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].