Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2018

    SECÇÃO: Local


    Rotary Club de Ermesinde homenageia o Diretor do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Álvaro Pereira

    foto
    O Rotary Club de Ermesinde na sua sessão de 22 de janeiro de 2018, realizada no Centro Social de Ermesinde, prestou Homenagem ao Profissional, Álvaro Pereira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Ermesinde.

    Presidiu à 30.ª reunião rotária do ano 2017-2018, Fernando Ferreira, o presidente do Rotary Club de Ermesinde, que se encontrava ladeado pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, pelos presidentes das Juntas das Freguesias de Ermesinde e de Alfena, João Morgado e Arnaldo Soares, respetivamente, pelo homenageado e por outros membros da família rotária de Ermesinde, designadamente o jovem presidente do Rotaract Club de Ermesinde.

    Presentes estavam muitos dos líderes das associações da cidade e alguns dos colegas de Álvaro Pereira que com ele vêm trabalhando, nas últimas décadas, ao serviço de um ensino público de reconhecida qualidade.

    Depois das boas vindas e das formalidades rotárias, que passam pela saudação às bandeiras e pela apresentação dos membros do Rotary presentes, o professor Serdoura, também ele membro do Rotary de Ermesinde e, simultaneamente, docente da Escola Secundária da cidade, fez a apresentação do homenageado pondo em destaque as suas qualificações académicas, mas também, e sobretudo as suas qualidades de gestão, recordando a luta que teve de encetar para a requalificação das instalações da Escola Secundária, granjeando o apoio de todas as forças vivas da cidade.

    Natural do Porto, onde nasceu há 65 anos, Álvaro Pereira concluiu a sua licenciatura em ensino de Matemática em 1983, na Universidade do Minho, mas já antes havia tirado o curso de Eletrotecnia e Máquinas, no antigo Instituto Industrial do Porto. Iniciou as suas funções docentes no ensino público em 1975, tendo chegado à Escola Secundária de Ermesinde (ESE) no final da década de 1980. A sua ligação à gestão da Escola começou no ano letivo de 1989-90, quando ocupou o cargo de Vice-Presidente do Conselho Diretivo. A partir de 2001 assumiu a presidência daquele órgão, passando, sucessivamente, a Presidente do Conselho Executivo e Diretor, primeiro da ESE, depois do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, que para além da ESE, inclui a EB2,3 D. António Ferreira Gomes (Travagem) e as Escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância da Bela, Gandra e Sampaio. O exercício deste cargo, como declarou o professor Serdoura, «é uma tarefa extremamente desgastante pois, nos dias de hoje, dirigir um Agrupamento de Escolas exige competência, rigor, capacidade de diálogo, paciência e, sobretudo, saber contornar todas as dificuldades e conflitos».

    E Álvaro Pereira, apesar da sua maneira discreta de ser, tem sabido desempenhar com proficiência estas funções, tendo sido capaz de estabilizar a gestão desta Escola que na década de 1980 tinha, quase todos os anos letivos, um Conselho Diretivo diferente, na sua constituição, do ano anterior.

    «Por tudo isto - concluiu e bem o professor Serdoura - esta é uma justíssima homenagem do Rotary Clube de Ermesinde a esta personalidade com quem tenho o prazer de trabalhar há cerca de 30 anos. Foi para mim uma honra fazer a apresentação do nosso homenageado, Dr. Álvaro Pereira».

    foto
    Intervieram, a seguir, os dois presidentes das Juntas de Freguesia de Ermesinde e de Alfena, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Valongo que teceram palavras de elogio e gratidão para como o homenageado a quem Fernando Ferreira, o presidente do Rotary Club de Ermesinde, fez a entrega de uma placa evocativa desta homenagem.

    Visivelmente impressionado usou da palavra, por fim, Álvaro Pereira que agradeceu a homenagem recebida, que não esperava, dizendo ser para si uma grande honra e afirmando que o que fez de bom foi dedicar-se, empenhadamente, à Escola e à comunidade de Ermesinde a que está ligado há 28 anos, pois que apesar de há alguns anos residir em Avintes, a sua vida é passada em Ermesinde, onde trabalha e tem os seus amigos. Para que o exercício do cargo tenha sido, e continue a ser, bem sucedido colocou a tónica nos colegas de que tem sabido rodear-se - alguns deles estavam presentes, o que lhe agradou particularmente - bem como no conjunto de professores e de funcionários da Escola. Não pôde deixar de se lamentar pelo facto da tutela não ter intervencionado as instalações da Escola de Ermesinde, que apenas decorrem agora, ao contrário do que sucedeu com as escolas dos concelhos próximos, para onde centenas de alunos seus se transferiram. Ainda assim, a ESE tem tido excelentes resultados escolares, basta lembrar, a título de exemplo, que o 10.º melhor aluno a nível nacional foi da ESE e que a Escola vai estar presente nas Olimpíadas Europeias da Ciência, na Eslovénia. A terminar leu, sentidamente, o email que enviou para todos os que consigo trabalham no Agrupamento de Escolas de Ermesinde, quando no dia 14 de junho de 2017, tomou posse para o seu último mandato como Diretor, ou, como também disse, para o primeiro dia do resto da sua vida profissional.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].