Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2018

    SECÇÃO: Especial


    60 anos de "A Voz de Ermesinde"

    foto
    Todos nós, ermesindenses, temos para com este jornal um dever de gratidão, pela faculdade que nos proporciona de revisitar uma história, embora recente, mas já com 60 anos.

    Ao folhearmos as diferentes edições deste jornal percebemos a relação que este tem com a terra, o poder, os hábitos, os valores, as modas.

    Anos mais cinzentos, outros mais risonhos, uns dedicados mais às grandes obras, ao património construído, ao urbanismo, outros com preocupações mais sociais e culturais, a vida como ela é, e como é vista por diferentes pessoas, em função dos seus valores e preocupações.

    Nem sempre é o jornal que nós queríamos, nem vê pela vertente como cada um de nós viu e analisou os acontecimentos, mas é a verdade relativa de cada um, é um registo que ficou e nos ajuda a entender como funciona esta terra.

    Da experiência de 11 anos do seu funcionamento devo agradecer aos seus colaboradores o enorme esforço com que durante esse tempo, e não só, se empenharam e empenham em ter nas bancas um jornal produzido com tão poucos meios.

    Na comemoração dos 50 anos do jornal realizou-se no Fórum Cultural de Ermesinde o Seminário "Imprensa Regional, que Futuro?" onde foram debatidos muitos dos problemas e incertezas ainda hoje presentes.

    Lembro especialmente o segundo painel, "Vivências e Perspectivas na Imprensa Regional", presidido por Fernando Paulouro Neves, do "Jornal do Fundão", e que contou com a participação de diferentes jornais regionais do país.

    Passados 10 anos continuo a pensar que o jornal é importante, que o leque de leitores pode e deve ser mais diversificado, que temos de estar atentos às novas tecnologias, que sem meios próprios os jornais não conseguem ser independentes dos poderes instalados, sejam eles políticos, sociais ou económicos.

    O jornal "A Voz de Ermesinde" não pode, não deve depender apenas da contribuição de uma instituição, ele tem de crescer ou poderá correr o risco de desaparecer. Os ermesindenses têm essa obrigação.

    Continuo a acreditar que a imprensa regional faz falta, "uma imprensa de afectos, uma imprensa que trata os assuntos por tu", eles são na sua maioria exemplos vivos da cultura local. (1)

    Por todas estas razões agradeço, e dou os meus sinceros parabéns à Voz de Ermesinde, desejando-lhe muitos anos de vida.

    (1) Imprensa Regional, que Futuro? - comemorações dos 50 anos de "A Voz de Ermesinde".

    Por: Fernanda Lage*

    *(Antiga Diretora de "A Voz de Ermesinde”)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].