Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2018

    SECÇÃO: Especial


    CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Parabéns ao Jornal “A Voz de Ermesinde”

    foto
    A imprensa local e regional desempenha um papel imprescindível no nosso sistema democrático e no reforço de uma cidadania ativa e participativa, valores que são referência maior na governação do Município de Valongo.

    Ao completar seis décadas de vida, o jornal A Voz de Ermesinde tem cumprido com sucesso a sua missão de informar a comunidade da cidade de Ermesinde e do concelho de Valongo, perpetuando no tempo os principais acontecimentos da vida política, social, cultural e desportiva.

    Pelo seu carácter de proximidade, a imprensa local é muitas vezes o único meio para preservar laços identitários, culturais e históricos, que de outra forma se perderiam na frieza e na velocidade de um mundo cada vez mais globalizado e indiferente.

    Também na defesa da Língua Portuguesa e na promoção da leitura, os órgãos de comunicação social local e regional assumem um papel preponderante.

    Tal como na comunicação social generalista, a imprensa local deve nortear-se por critérios de independência e pluralidade. Assim, deve ser incentivada não só pelos poderes públicos, mas também pela sociedade civil, em particular pelo tecido empresarial da região que servem. Deve marcar presença em todas as escolas e estabelecimentos educativos.

    Para que os jornais locais cumpram a sua missão de informar a comunidade, é também necessário que se adaptem às novas tecnologias da informação, disponibilizando aos seus leitores os conteúdos multimédia que a sociedade já não dispensa.

    A Voz de Ermesinde está também a adaptar-se à nova realidade, marcando presença na Internet e nas redes sociais, onde é necessária uma presença cada vez mais forte e assertiva, que prevaleça sobre os sites de notícias falsas e ajude a comunidade a distinguir a verdadeira informação de tudo o resto.

    A Voz de Ermesinde tem sido um exemplo de resiliência para o concelho e para a região.

    Fazemos votos para que continue por muitas décadas a desempenhar a sua missão, ao serviço da comunidade e para que esta retribua.

    Parabéns ao Jornal A Voz de Ermesinde e bem como ao Centro Social de Ermesinde, instituição que teve a visão de criar um jornal que perdura até aos dias de hoje!

    Por: José Manuel Ribeiro*

    *(Presidente da Câmara Municipal de Valongo)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].