Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2017

    SECÇÃO: Local


    Grupo Coral "Cantar de Sonhos" promoveu nova atuação solidária

    Fotos GRUPO CORAL "CANTAR DE SONHOS"
    Fotos GRUPO CORAL "CANTAR DE SONHOS"
    Pelo quinto ano consecutivo o Grupo Coral "Cantar de Sonhos", composto por alunos da Escola Básica (EB) Mirante de Sonhos (Ermesinde), levou a cabo mais uma atuação de cariz solidário. Na verdade, foram dois os concertos de Natal que o grupo realizou este ano, mais precisamente nos dias 14 e 15 de dezembro, nas instalações do referido estabelecimento escolar, e aos quais assistiram cerca de cinco centenas de pessoas, desde logo pais, encarregados de educação e professores. Este ano, os concertos solidários do Grupo Coral "Cantar de Sonhos" tiveram como missão apoiar a associação "Animais de Rua". Como já foi dito, este é o quinto ano que este grupo coral composto por 250 alunos da EB Mirante de Sonhos, com idades compreendidas entre os três e os dez anos, protagoniza atuações com objetivo solidário. Olhando para trás, e de acordo com a professora Neuza Pinto, que a par do também professor Rui Fidalgo e da educadora Margarida Lucas foi uma das mentoras deste projeto nascido em 2013, «achámos que valia a pena apostar na educação através da música, pois esta tem um papel fundamental no desenvolvimento do ser humano enquanto pessoa, despertando o lado sensorial e a exploração de emoções, tornando-se um forte contributo para a formação de todos os participantes. Através da música, vemos desenvolver não só a sensibilidade, mas também o poder de memorização, de concentração, bem como a acuidade auditiva, a disciplina e a socialização. Assim, resolvemos arriscar».

    A coordenadora recorda ainda que o primeiro ano de vida do grupo correu muito bem, e que entretanto «veio o segundo; seguiu-se o terceiro; e mais um...e eis que entrámos no nosso quinto ano de existência, com um grandioso concerto que veio superar as expectativas de todos, pois introduzimos também a representação teatral. Todos os anos fazemos duas grandes atuações, entre outras mais simples. A primeira é a do Natal e a segunda mais importante é a do encerramento do ano letivo, sendo que uma delas implica uma ação solidária».

    foto
    Neuza Pinto recorda ainda o sucesso de concertos solidários de anos anteriores, como por exemplo, a atuação de há três anos, em que foram angariados fundos que seriam enviados para o Nepal para ajudar as vítimas do sismo. Noutros concertos solidários o Grupo Coral "Cantar de Sonhos" ajudou o grupo "Coração na Rua", com recolha de bens alimentares e produtos de higiene, para os sem-abrigo do Porto; ou a Aldeia de Crianças SOS. «As atuações do Natal são sempre duas porque foi a estratégia que conseguimos arranjar para termos mais de 500 espectadores, entre pais e familiares dos nossos alunos», explica Neuza Pinto que recorda o concerto de angariação de fundos para o Nepal, em 2014, como um momento marcante para a história do grupo. «Levámos ao palco exterior do Parque Urbano o concerto "Uma Rosa para o Nepal", baseado no "Milagre das Rosas" e na Rainha Santa Isabel. Foi um sucesso, conseguindo reunir mais de mil pessoas. Ainda hoje nos falam desse concerto, daí que pensamos repeti-lo no final deste ano, provavelmente em junho de 2018", revela a coordenadora, que a terminar lembra que "numa escola inaugurada em 2012 e que faz parte do Agrupamento de Escolas de São Lourenço, faz-se história todos os anos, criam-se memórias que ficarão para sempre no coração de quem as vive, faz-se magia porque se trabalha com "amor à camisola", onde o lema é "trabalho em eguipa". E que equipa!».

    Para terminar, aqui ficam algumas imagens da atuação deste ano.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].