Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2017

    SECÇÃO: Local


    Irmã Maria Conceição Gama

    foto
    Ao entardecer do dia 2 de dezembro, quando a Igreja entrava em Advento, partiu ao encontro de Cristo, o Bom Pastor, a Irmã Maria da Conceição Gama. Tinha 98 anos.

    Natural de Freixianda, Vila Nova de Ourém, fez a sua Profissão religiosa a 24 de Abril de 1944. Dotada de grandes qualidades naturais e espirituais, foi das primeiras alunas do Centro de Cultura Católica do Porto, na Casa da Torre da Marca. Cultivou desde então o amor à Sagrada Escritura, atualizada para o nosso tempo nos documentos do Magistério da Igreja. Leitora atenta, até ao último dia da sua vida, não dispensava a companhia semanal de "A Voz Portucalense" e da nossa "Igreja Viva".

    Corriam os anos de 1962 ou 1963. Responsável, em Ermesinde, pela formação, proporcionou às Irmãs Noviças e a outras Irmãs e leigos, em colaboração com o Secretariado Diocesano de Catequese, a formação inicial e complementar como Catequistas. Foram os primeiros Cursos de Catequistas em Ermesinde. Para que esta formação não fosse apenas teórica, a Ir. Conceição Gama, pediu ao Padre Luís, pároco de saudosa memória, autorização para que algumas crianças frequentassem o 1º ano de Catequese no Bom Pastor. A proposta foi aceite e bem sucedida. E assim começou o que viria a ser o Centro de Catequese do Bom Pastor, alargado mais tarde à Igreja de Santa Rita.

    A Paróquia de Ermesinde está grata a Deus por lhe ter enviado esta Irmã tão lúcida e tão cheia de zelo apostólico. E apresenta às Irmãs do Bom Pastor a expressão sentida da sua comunhão orante.

    in "Igreja Viva", 10-12-2017

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].