Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2017

    SECÇÃO: Destaque


    20ª MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO

    Mostra Internacional de Teatro celebrou em Ermesinde 20 anos de uma inquestionável excelência cultural

    Foto ALBERTO BLANQUETT
    Foto ALBERTO BLANQUETT
    20 anos. Um número redondo que assinalou neste ano de 2017 o tempo de existência da Mostra Internacional de Teatro (MIT). O cada vez mais prestigiado certame cultural cumpriu entre os passados dias 8 e 10 de setembro - no palco do Fórum Cultural de Ermesinde - vinte anos de vida, vinte anos em que o nome do concelho de Valongo tem sido projetado com distinção a nível nacional e internacional através do teatro. Reconhecendo precisamente a importância desse papel de difusor do nome da cultura valonguense, a Câmara Municipal de Valongo aproveitou esta 20ª edição da MIT para atribuir à companhia ENTREtanto Teatro - que, recorde-se, coorganiza com a autarquia desde 1998 a Mostra - a medalha de Mérito do Município, pelo serviço prestado em prol da comunidade, honrando assim o trabalho desenvolvido no âmbito da organização da MIT no concelho de Valongo. A cerimónia de atribuição deste galardão ocorreu na noite de 10 de setembro, altura em que "caiu o pano" sobre o MIT 2017. Nesta edição, a MIT englobou uma exposição sobre os seus 20 anos de existência e apresentações de teatro para adultos e crianças, com grupos oriundos da Alemanha, Brasil, Espanha e Portugal, realçando a diversidade de linguagens teatrais, que puderam ser aplaudidas ao longo de três noites; uma oficina destinada à formação contínua de atores e ainda; e ainda a homenagem a profissionais, com carreiras que são marco pela sua entrega e dedicação ao teatro.

    "Pão, Pão", foi o espetáculo que abriu a Mostra na noite de 8 de setembro, uma comédia musical que foi levada a palco pela companhia espanhola Panadaria. Uma peça que nos fez recordar os velhos filmes de vaqueiros americanos, protagonizada por três atrizes que interpretam mais de oito personagens com a utilização de um só objeto, a bandeira dos Estados Unidos da América. O protagonista desta história é Harry, um cowboy que viaja de Mississippi a Arkansas a perseguir um índio selvagem que lhe roubou a mulher, da que está profundamente apaixonado.

    Através da aventura deste anti-herói, descobrimos o mundo sem lei dos cowboys, com as sua cantinas fedorentas e os seus desertos cheios de perigos. Foram pois bem merecidos os aplausos para Areta Bolado, Noelia Castro e Ailén Kendelman, as três atrizes que deram vida a "Pão, Pão". Dos dois dias seguintes damos conta nos textos em anexo.

    Em suma, o MIT esteve duplamente de parabéns, não só pela passagem do seu 20º aniversário, mas, sobretudo, porque nos voltou a brindar com espetáculos teatrais de alto gabarito.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].