Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2017

    SECÇÃO: Destaque


    Expoval mostra em Ermesinde a força do tecido empresarial concelhio

    foto
    O Parque Urbano de Ermesinde recebe desde o passado dia 13 de setembro mais uma edição da Expoval - organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Valongo e pela Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Valongo. Durante cinco dias - até ao próximo dia 17 - os visitantes poderão não só ter contacto com algum do tecido empresarial de Valongo, como também usufruir de um vasto leque de animação cultural. Na verdade, e à semelhança de anos anteriores, tem sido precisamente a vertente da animação que tem trazido uma multidão ao parque urbano da nossa freguesia ao longo do evento, e nestes primeiros dias de certame a tradição não tem fugido à regra, ou seja, muita gente tem acorrido ao recinto para vislumbrar os espetáculos que ali decorrem em paralelo a uma mostra onde pudemos ter contacto igualmente com o artesanato e a gastronomia. Sob o lema "Valongo desde 1836 a caminhar para o futuro", a Expoval 2017 conta com a participação de 120 expositores (de áreas tão diversas como a restauração, panificação, imobiliária, indústria mobiliária, saúde, ou serviços), distribuídos por uma área de 3000 metros quadrados. Além dos stands do tecido empresarial, na Expoval destacam-se as exposições "No Rasto das Trilobites" e "Parque das Serras do Porto". Para além da já referida área destinada à gastronomia típica, o certame contempla mostras de trabalho ao vivo (ardósia, brinquedos e pão) e ainda animação do recinto com Brinquedos Humanos Gigantes, pela Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra, e Jogos Tradicionais, dinamizados pela Associação das Coletividades do Concelho de Valongo. Um dos pontos fortes, já falados, é o cartaz de animação cultural, onde se destacam os espetáculos de Cuca Roseta, Amor Electro e de Sofia Escobar, destacando-se ainda no que concerne à programação cultural o forte envolvimento das associações do concelho, designadamente a Banda Musical de São Martinho de Campo, que encerrou a programação do primeiro dia com o concerto "Do Cinema para a Banda". Ponto alto será igualmente a presença do programa televisivo Somos Portugal, da TVI, que no domingo levará a todo o país os contornos desta Expoval 2017.

    De frisar ainda o leque de workshops que o evento agrega a si, sendo de destacar entre outros os workshops dedicados à Reabilitação Urbana, ao Planeamento e Controlo de Gestão, ou ao curso de Vinhos Verdes promovido pela Quinta das Arcas.

    A Expoval 2017 está também incluída no projeto da Lipor "Recolha Seletiva em Festas e Romarias". O benefício resultante da quantidade de resíduos recicláveis recolhidos (plástico, vidro, ou papel) reverterá a favor dos Corpos dos Bombeiros Voluntários de Valongo e de Ermesinde.

    Segundo o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que procedeu à inauguração do certame na noite de 13 de setembro, o concelho de Valongo tem «uma imensa riqueza patrimonial e um enorme potencial humano nas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e nas vilas de Campo e Sobrado, que mais uma vez vamos dar a conhecer a largos milhares de visitantes. A Expoval é um evento âncora do Município de Valongo que se realiza há mais de duas décadas com uma periodicidade bianual, contribuindo para consolidar a estratégia de desenvolvimento económico do Concelho de Valongo e para afirmar as suas principais logomarcas territoriais: Serras e Rios, Regueifa e Biscoitos, Ardósia, Bugios e Mourisqueiros, Brinquedo Tradicional Português e Património Religioso», salientou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, referindo ainda que «na sua última edição, em 2015, a Expoval deu um salto qualitativo, constituindo-se como uma das Mostras de Atividades Económicas com maior impacto na Área Metropolitana do Porto».

    Nota: A presente edição do jornal foi fechada ainda no decorrer da Expoval 2017.

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].