Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2017

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017 - CANDIDATURA DA COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    É tempo de mudança e fazer a diferença. Com Trabalho, Honestidade e Competência

    JOSÉ CAETANO
    JOSÉ CAETANO
    É com este lema que a CDU apresenta a sua candidatura à Junta de Freguesia de Ermesinde. Candidatura de responsabilidade e que pretende ter a confiança da população. Pretendemos ser eleitos, não para nos servimos, mas sim para dar o nosso melhor, para tornar a Cidade de Ermesinde mais apetecível, mais justa e mais fraterna.

    É notório que a Cidade de Ermesinde neste mandato regrediu e muito. A gestão do PSD foi caótica, desastrosa e lesiva dos interesses mais elementares da população. Tivemos neste mandato, um executivo composto por PSD, PS, CDU e BE. Ficou o PSD e o seu Presidente com a possibilidade de executar um bom mandato, assim soubesse aproveitar as disponibilidades das outras forças políticas. Por opção não o quis fazer, sendo certo que, também em várias situações o PS acomodou-se.

    Pergunta-se aos Ermesindenses o que eles pensam da sua cidade, e a resposta é clara; Cidade com fraca qualidade de vida, ruas sujas e degradadas, passeios em mau estado, jardins mal tratados, escolas a precisar de serem requalificadas, empreendimentos sociais a precisar de obras, falta de equipamentos, etc., etc.. Sabemos todos, que a Cidade de Ermesinde tem todas as condições para ter uma boa qualidade de vida, o que não tem tido nestes mandatos quer do PS, quer do PSD, foi, uma gestão voltada para as pessoas. Temos sim,assistido a uma disputa e "feira de vaidades" entre a Câmara de Valongo e a Junta de Ermesinde.

    Mas, ao mesmo tempo, que as carências abundam, as receitas cobradas pela junta aos Ermesindenses, crescem de ano para ano. Agora, e à pressa, a candidatura do PSD promete baixar taxas e isentar algumas. Mais vale tarde que nunca, mas tiveram 12 anos para resolver esta situação e não o fizeram.

    Não isentamos da actual situação da Cidade, quer os representantes do PS na junta, nem tão pouco a gestão camarária. O PS, como a maior força da oposição na junta e com possibilidades de alterar o rumo da sua gestão, ficou "quedo e mudo". Ao mesmo tempo, o seu cabeça de lista às próximas eleições, sendo eleito na freguesia e administrador da Vallis Habita, não se lhe conhece uma medida para a melhoria dos Empreendimentos Sociais de Ermesinde. Sim, é verdade, hoje como candidato já visita estes empreendimentos e tudo promete aos seus locatários

    A CDU critica quando tem que criticar. Mas, a CDU tem soluções para resolver os problemas e as carências das populações. Para tal propomos ao eleitorado de Ermesinde:

    Alterar e aprofundar o funcionamento do executivo. Este tem que ser um executivo colegial e activo, onde todos os seus elementos tenham responsabilidades.

    Será nossa intenção reduzir o valor de taxas e impostos indirectos. Em alguns casos, isentar de taxas, alguns serviços.

    É nossa convicção que uma junta de freguesia é mais capaz e eficiente se tiver os seus trabalhadores motivados. Tudo será feito para acabar com a precariedade de quem trabalha permanentemente na junta de freguesia.

    Aumentaremos a periodicidade da varredura, corte da vegetação e tratamento dos jardins.

    Lutaremos e apresentaremos propostas para o melhoramento da circulação rodoviária no eixo central da cidade. Iremos exigir junto da câmara municipal um estudo para que o número de parquímetros seja reduzido e tenha outro ordenamento.

    Continuaremos na defesa das linhas de água, da sua fauna e vegetação. Terá que prosseguir a melhoria do rio Leça, no que respeita ao seu equilíbrio ecológico bem como do seu principal afluente Balsinha.

    Os espaços verdes terão que ser melhorados e requalificados. Defenderemos um melhor aproveitamento da Vila Beatriz e do Parque Urbano. Procuraremos instalar pequenos parques de proximidade, no interior do espaço urbano, arborizar ruas e praças e construir outros espaços verdes, tanto no centro como na periferia da cidade.

    Desenvolveremos uma colaboração estreita com as associações e clubes da cidade, na base da confiança e da defesa do interesse comum.

    Os apoios sociais não podem ser transformados em caridade, mas sim em dignidade humana. Iremos lutar pela erradicação da pobreza, apoiando o emprego e exigindo do Estado e da Câmara Municipal os investimentos necessários na habitação social. Daremos atenção às necessidades dos idosos e ao apoio às mães e pais trabalhadores, com a criação de creches a preços indexados aos salários. Desenvolveremos os apoios sociais e a resolução das carências, em coordenação e complemento com as associações de cariz social.

    Apoiaremos o comércio e a pequena indústria. Dinamizaremos a restauração. Exigiremos junto das entidades responsáveis, um maior rigor e contenção no licenciamento de mais superfícies comerciais. Estaremos na primeira linha de defesa do comércio tradicional

    Estaremos atentos e apoiaremos todas as iniciativas na preservação e aproveitamento do edifício do antigo cinema. Apoiaremos e defenderemos que a fachada da antiga fábrica de fiação de Sá seja mantida e que o espaço da fábrica seja destinado a equipamentos.

    No dia 1 de Outubro eu e a CDU contamos com o vosso voto.

    PS: Este artigo foi escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].