Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2017

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017 - CANDIDATURA DA COLIGAÇÃO UNIDOS POR TODOS À CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Unidos podemos fazer mais e melhor pelo nosso concelho!

    LUÍS RAMALHO
    LUÍS RAMALHO
    É tempo do concelho de Valongo retomar uma estratégia de progresso. Ao longo destes quatro anos a população foi muito penalizada por uma gestão autárquica socialista que praticamente não lhe trouxe mais-valias, não se tendo inclusive verificado qualquer investimento significativo para além do que o anterior executivo social democrata deixou preparado. Mas, felizmente, tudo isso pode mudar no dia 1 de outubro! Se, como espero, a Coligação Unidos por Todos for a vencedora nas eleições autárquicas, o concelho poderá beneficiar de um projeto de renovação, modernidade e desenvolvimento, cujo objetivo é a criação de riqueza e garantia de maior qualidade de vida para todos os munícipes, sem excepção. Estou absolutamente convicto de que a candidatura que lidero saberá dar um contributo decisivo para o desenvolvimento da nossa terra, baseado num planeamento estratégico e transversal a todas as áreas, capaz de responder adequadamente às necessidades do nosso concelho.

    Da minha parte, os Valonguenses podem contar com o máximo empenho no desenvolvimento do concelho que tão bem conheço. Nasci há 40 anos em Ermesinde, freguesia onde sempre vivi e cuja Junta tenho a honra de presidir há oito anos. Fui trabalhador estudante e licenciei-me em Psicopedagogia, tendo também concluído uma pós-graduação em Gestão Autárquica Avançada. Sempre tive grande envolvimento ao nível cívico e associativo no concelho de Valongo. Acredito que é possível fazer mais e melhor pelo nosso concelho. Para isso, a Coligação Unidos por Todos apresenta uma equipa coesa e representativa de todas as freguesias do concelho, composta por pessoas com grande capacidade de trabalho, com provas dadas ao nível profissional e com experiência autárquica.

    Defendemos uma política coordenada e integrada, que interligue de forma coerente e intencionalizada as diferentes dimensões das vidas das famílias, desde a mobilidade, urbanismo e habitação, passando pela educação, formação e emprego; desporto, lazer e ocupação dos tempos livres; cultura, património histórico e identidade local ou a ação social e a coesão.

    Na educação, por exemplo, a prioridade passa por tornar o concelho numa referência na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras. Para isso, implementaremos um verdadeiro Projeto Educativo Municipal, que envolva ativamente os agentes da comunidade educativa e todas as forças vivas do concelho. Vamos investir na adequada manutenção dos equipamentos escolares e melhorar as condições de acolhimento e saída das crianças e acompanhantes das escolas (seja através da colocação de cobertos, criação de mais lugares de estacionamento ou melhoria das acessibilidades a alguns equipamentos escolares). Reforçaremos também os recursos humanos afetos aos serviços gerais nas escolas, que têm sido manifestamente insuficientes. Para além disto, reivindicaremos junto do Governo a rápida requalificação das Escolas Básicas do 2º e 3º ciclo e das Escolas Secundárias do concelho.

    As nossas apostas passarão igualmente pelo desporto, lazer e tempos livres, fazendo a adequada manutenção dos estádios, pavilhões e piscinas municipais, mas promovendo também a criação de circuitos de manutenção e de percursos pedonais e ciclovias. Nesta área, não será esquecida a disponibilização de Parques de Lazer de qualidade.

    Mas uma comunidade desenvolvida, como se pretende que a nossa seja, não pode continuar a padecer de problemas tão básicos quanto o deficitário serviço de limpeza e recolha de resíduos urbanos. Nos últimos quatro anos, a acumulação de lixo nas ruas e a falta de manutenção dos moloks foi uma queixa recorrente dos munícipes. Não pode ser! Defendo a implementação de uma política de higiene urbana que torne o nosso concelho como um dos mais limpos do País. Para isso, é necessário aumentar o número de pontos de recolha de lixo, ecopontos e papeleiras, apostando na higienização e limpeza dos contentores. Neste esforço de garantir a qualidade de vida que os valonguenses merecem, defendemos o envolvimento das Juntas de Freguesia, parceiros privilegiados que não devem ser vistos como uma ameaça, como acontece atualmente. Nesse sentido, queremos ir além da delegação de competências imposta por lei, dando maior apoio às Juntas de Freguesia e permitindo assim aumentar a eficácia do trabalho referente à varredura das ruas, às pequenas reparações nas escolas do 1º Ciclo do ensino básico e à gestão e manutenção dos espaços verdes.

    Sabendo que as acessibilidades e a mobilidade são aspetos determinantes no dia-a-dia das pessoas, lutaremos ainda por um sistema de transportes verdadeiramente capaz de servir toda a população, fazendo valer a nossa posição na Administração dos STCP, ou, em última instância, implementando uma rede municipal de transportes. É também fundamental assegurar as perfeitas condições de circulação nas nossas vias e arruamentos e garantir a existência de passeios que permitam que todos, incluindo carrinhos de bebé e pessoas com mobilidade reduzida, possam circular em condições de segurança, reduzindo também, desta forma, o risco de queda de idosos, uma queixa que tem sido, aliás, muito frequente.

    Na senda da criação de riqueza para o concelho, há que investir na revitalização das zonas empresariais e industriais, melhorando as condições de instalação e fixação de novas empresas e potenciando a criação de novos postos de trabalho, sendo necessário rever a tabela de taxas de licenciamento de indústria e construção. Igualmente importante é a reestruturação do Gabinete Mais Investimento Mais Emprego, visto que atualmente este apenas serve a promoção do Município e não o propósito para o qual criado.

    foto
    No planeamento estratégico para o desenvolvimento do concelho cabe igualmente a aposta no Turismo. Defendemos uma aposta na promoção e dinamização do património ambiental, religioso e cultural que permita incluir Valongo na rota dos operadores turísticos. É muito importante, neste âmbito, a dinamização das Serras de Valongo e a criação de programas que possam atrair uma importante fatia dos cerca de 9 milhões de turistas que visitam anualmente o Porto. Não temos dúvidas que a afirmação de Valongo deve ser uma constante e uma prioridade!

    No que toca à habitação e ao urbanismo, propomos a reavaliação das taxas aplicadas para efeitos de IMI e Derrama, bem como um Programa de Incentivo ao Arrendamento Jovem. Na lista das nossas prioridades está também a criação de uma Área de Reabilitação Urbana em Ermesinde e Alfena, colocando-as no mesmo patamar da cidade de Valongo, que já beneficia de uma.

    Finalmente, na ação social pretendemos criar um conjunto de serviços de apoio direto à população, bem como tornar mais célere o processo de atribuição de habitação social. Não se compreende que a Vallis Habita demore tanto tempo a requalificar as casas vagas, alegando falta de dinheiro, quando em ano de eleições gasta milhares de euros num passeio a Fátima! Vamos também implementar uma política de apoio social aos mais carenciados que vise a autonomização dos beneficiários, bem como avançar com um projeto municipal de combate ao isolamento sénior, que tem aumentado muito nos últimos anos. Destaco ainda, neste âmbito, a importância de corresponder melhor às necessidades dos cidadãos com deficiência. É imperativo tomar medidas para que estes continuem a ter uma retaguarda nas instituições após os 18 anos.

    Com o projeto preconizado pela Coligação Unidos por Todos, o concelho de Valongo dará certamente um salto qualitativo, acabando com o estado atual de estagnação e letargia em termos de investimento. Valongo tem condições financeiras para ter uma estratégia própria de desenvolvimento e deixar de ser um concelho que espera exclusivamente por fundos comunitários e onde se fazem investimentos avulso. Estou convicto de que a população também tem essa perspetiva e que dará o seu contributo para a mudança na gestão da Câmara. Unidos faremos mais e melhor pelo nosso concelho!

    Luís Ramalho

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].