Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2017

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Executivo camarário aprovou adjudicação das obras de requalificação da Escola Secundária de Ermesinde

    Foto ARQUIVO
    Foto ARQUIVO
    A adjudicação da empreitada de reformulação e modernização das instalações da Escola Básica e Secundária de Ermesinde - 1.ª fase foi no passado dia 27 de julho aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Valongo, em reunião privada do Executivo. A proposta vencedora do concurso público apresentou o preço contratual de 3.111.232,39 euros. O investimento é comparticipado em 85 por cento por fundos comunitários, sendo o remanescente financiado pelo Governo (7,5 por cento) e pelo Município de Valongo (outros 7,5 por cento).

    «Continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que a obra arranque o mais rápido possível e para que se corrija uma injustiça que já se arrasta há demasiado tempo, pois Valongo é o único concelho da Área Metropolitana do Porto, cujas escolas da responsabilidade do Governo nunca foram intervencionadas pela empresa Parque Escolar», considerou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, salientando este «passo fundamental para a concretização das obras na Secundária de Ermesinde, cujo projeto foi elaborado em articulação com a comunidade escolar, designadamente com a Direção do Agrupamento e a Associação de Pais».

    De acordo com o autarca, entre outras intervenções, a empreitada inclui: a requalificação total interior e exterior dos 3 blocos de aulas; a ampliação do refeitório e a requalificação da cantina; o tratamento exterior total do edifício administrativo; a construção de uma nova portaria; arranjos exteriores; e a reformulação dos balneários do Pavilhão desportivo.

    O prazo de execução das obras é de 395 dias, mas a empreitada só poderá começar após a obtenção do visto do Tribunal de Contas. «Trata-se de um processo muito complexo que envolve várias entidades, pelo que ainda não é possível prever com exatidão uma data para o início das obras. No que depende da Câmara, tudo faremos para que comecem durante as férias escolares, para que dessa forma o início do ano letivo ocorra com os menores constrangimentos possíveis».

    No que respeita à segunda fase da intervenção, segundo José Manuel Ribeiro «está dependente da reprogramação dos fundos comunitários, como aliás estão outras obras muito desejadas pela comunidade escolar e pela autarquia».

    «Contamos com a reprogramação dos fundos comunitários, não só para obter o dinheiro para a segunda fase de intervenção na Secundária de Ermesinde, mas também para as obras na Escola Secundária de Valongo e na Escola Básica Vallis Longus que são igualmente urgentes. Se for mesmo necessário estou disponível para assumir o financiamento dos 15 por cento, em vez de 7,5 por cento», disse.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].