Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2017

    SECÇÃO: Destaque


    NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DO 27º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE ERMESINDE A CIDADE

    Noite Branca e dos Bombos voltou a unir Ermesinde em torno de uma só cor

    foto
    Uma vez mais Ermesinde respondeu afirmativamente ao chamamento da Junta de Freguesia local e da Associação Académica e Cultural de Ermesinde para dar vida a mais uma Noite Branca e dos Bombos. Evento ocorrido na noite de 8 para 9 de julho, o qual esteve inserido no programa de comemorações do 27º aniversário da elevação de Ermesinde a cidade e cuja organização esteve a cargo da Junta de Freguesia de Ermesinde e da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE).

    Tal como em anos anteriores, o evento foi rodeado de muita e diversificada animação, que serviu de aquecimento, digamos assim, para a grande noite em que a cidade se vestiu de branco e saiu à rua para se divertir ao som dos bombos. Dança, música popular, tunas e ranchos foram alguns dos apontamentos que adornaram esta Noite Branca e dos Bombos de 2017 e que foram levados a cabo em zonas centrais da freguesia, mais concretamente na Praça da Estação e na Praça de S. Silvestre. Para esta animação muito contribuiu a adesão de inúmeras coletividades locais, concelhias e de outras localidades, bem como o comércio local, que um ano mais aceitou o desafio da organização em contribuir para que este seja cada vez mais um evento de referência na cidade. E pelo que vimos e ouvimos, a Noite Branca e dos Bombos é já indiscutivelmente um ex-libris cultural de Ermesinde. O cortejo integrou centenas de participantes, aos quais se juntaram mais alguns milhares de cidadãos perfilados nas bermas das ruas por onde a enorme "serpente branca" passeou ao longo de cerca de três horas e meia - entre as 23H30 e as 02H00 - ao som dos bombos.

    De acordo com o presidente da Direção da AACE, Alberto Mateus, o evento teve uma enorme adesão, referindo, por exemplo, que em termos de participação de bombos houve um crescimento de cerca de 20 por cento, isto é, integrados no cortejo - em representação dos vários grupos que o integraram - estiveram 300 bombos. Isto, sem contar com os muitos bombos que cidadãos comuns, que não fizeram parte do cortejo organizado, ostentavam um pouco por toda a cidade. De acordo com o dirigente da AACE, ficou mais uma vez patente que a Noite Branca e dos Bombos tem um potencial enorme para crescer ainda mais, sugerindo que no futuro o evento passo do âmbito da freguesia para o âmbito municipal, isto é, que envolva todo o Município, à semelhança do que acontece noutras regiões do país. Uma última referência para enunciar as coletividades que, juntamente com a JFE e a AACE, estiveram envolvidas na dinamização do evento: Ermesinde Sport Clube 1936, Centro de Artes Marciais Mistas de Ermesinde - Carlos Resende, G.U.N.A.S/Oficina de Artesanato "César", União Desportiva e Recreativa da Formiga, os Filhos da Pauta (Alfena), Grupo dos Boinas Verdes de Valongo, União Desportiva Cultural e Recreativa da Bela, Fanfarra Ruxaxá (Vila do Conde) e o Grupo de Bombos "Os Imparáveis" (de Paços de Ferreira).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].