Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2017

    SECÇÃO: Local


    Agrupamento de Escolas de Alfena esteve na Hungria

    Foto AEA
    Foto AEA
    Entre os passados dias 12 e 17 de junho teve lugar em Sátoraljaújhely, na Hungria, um encontro transnacional do projeto "Pleasure of Reading Pleasure of Writing", do Programa Erasmus+, em que o Agrupamento de Escolas de Alfena esteve representando pela professora coordenadora deste projeto, Otília de Azevedo, e ainda pelas professoras Fernanda Amaro e Isabel Amparo, bem como por quatro alunas, nomeadamente Rita Campos, Mafalda Castro, Inês Santos e Madalena Mendonça.

    Participaram neste encontro delegações de Chipre, Eslováquia, Polónia e Turquia.

    A organização do evento esteve a cargo da professora Júlia Kuczik, que, com um programa muito diversificado, permitiu a troca de experiências entre os participantes, proporcionou aos alunos um contacto com outras culturas e desencadeou a necessidade de desenvolver estratégias de comunicação.

    Do programa destacam-se, numa sessão aberta à comunidade, a divulgação de atividades inerentes ao projeto desenvolvidas por cada país participante, tendo o agrupamento português sido alvo da divulgação do seu trabalho numa cadeia de televisão local.

    As múltiplas atividades estenderam-se pela visita a museus, igrejas, castelo de Rákoczi e de Füzér, Biblioteca de Sárospatak, imprensa local, estúdios de televisão, ida à piscina, à quinta do Bambi, e ao teleférico de Magashegy bem como a interação com a comunidade educativa numa cerimónia de final de ano letivo e em ateliers das mais diferentes artes e técnicas. Tomou-se ainda contacto com a instituição Comenius, onde se assistiu à divulgação da atividade deste grande pedagogo e ao trabalho que hoje em dia é desenvolvido no âmbito da formação de professores. Assistiu-se à divulgação de uma apresentação pelo embaixador E-Twinning e ao trabalho desenvolvido pela Oxford University Press.

    A diversão e o entretenimento estiveram também sempre presentes, tendo os alunos dos diferentes países participado em muitas atividades desportivas, culturais, recreativas e também pedagógicas, de que se fizeram reportagens fotográficas, tal como aconteceu com a foto, recorrendo a um drone, do logótipo do projeto, feito pelos alunos, no recreio da escola húngara.

    Esta deslocação cumpriu todos os objetivos inicialmente propostos e proporcionou uma experiência deveras enriquecedora a todos os participantes.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].