Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2017

    SECÇÃO: Local


    Duas escolas de Ermesinde distinguidas no âmbito do projeto "Escolas Solidários Fundação EDP"

    A Escola Secundária de Ermesinde e a Escola D. António Ferreira Gomes foram distinguidas no âmbito do projeto "Escolas Solidárias Fundação EDP". A 7ª edição do referido projeto terminou no passado dia 2 de junho, num evento que reuniu mais de 800 alunos e professores de todo país, no Teatro Camões, em Lisboa. Neste evento foram anunciadas as escolas distinguidas e, do leque das 47 escolas vencedoras, 14 são do Distrito do Porto, sendo que entre estas há a destacar as já citadas escolas da nossa cidade. Juntamente com a Escola Básica Santa Bárbara, de Fânzeres; a Escola Básica de S. Tomé de Negrelos, de Santo Tirso; a Escola Profissional de Comércio, Escritórios e Serviços do Porto Raúl Dória, duas escolas do Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, de Vila do Conde, os dois estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Ermesinde foram premiados na categoria de Super Escola, grau atribuído às escolas que reúnam em simultâneo os seguintes atributos: ter, no mínimo, três inscrições no projeto Escolas Solidárias; ter 70 por cento de grau "distinções" (incluindo Revelação) no seu historial de participação; demonstrar elevada performance e uma postura de inovação/melhoria contínua (avaliação feita pelo júri).

    Por sua vez, o Grande Colégio Universal e a Actual Gest-Formação Profissional, ambas no Porto, foram distinguidas na categoria Escola Revelação, grau atribuído às escolas que participam pela primeira vez e trazem novidade ao projeto Escolas Solidárias da Fundação EDP. Na categoria Distinção, foram premiadas cinco escolas: Escola Profissional do Comércio do Porto, dois estabelecimentos de ensino das Escolas de Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, o Colégio Luso-Internacional do Porto e a Escola Secundária de São Pedro da Cova, em Gondomar. A categoria Distinção é o grau reservado a escolas que tenham um desempenho de qualidade superior e distintivo.

    Ao longo do ano letivo participaram neste projeto 433 escolas, quer públicas e privadas do 2º ciclo ao ensino secundário, unidas na promoção da cidadania ativa e da solidariedade. Foram desenvolvidos projetos que envolveram a participação de mais de 50 mil alunos e professores e representaram um investimento de mais de 3 milhões de horas em ações com impacto direto na melhoria das condições de vida de mais de 245 mil pessoas das suas comunidades.

    Em termos de intervenção, os elementos da comunidade escolar foram desafiados a serem agentes de mudança positiva, contribuindo para a melhoria de situações identificadas nas suas comunidades em áreas como a Pobreza e Fome, Desemprego/sustentabilidade económica, Educação/Literacia, Saúde, População Sénior, Conviver com a diferença, Sustentabilidade Ambiental e Parceria global para o desenvolvimento humano, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].