Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2017

    SECÇÃO: Destaque


    96º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde marcado pela tragédia de Pedrógão Grande

    foto
    Foi num ambiente de pesar que se desenrolaram as comemorações do 96º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (AHBVE). Ou pelo menos metade dessas festividades, as quais decorreram no fim-de-semana de 17 e 18 de junho. Pesar que se ficou a dever à tragédia ocorrida nesse mesmo fim-de-semana em Pedrógão Grande, onde um incêndio tirou a vida a 64 pessoas e provocou mais de duas centenas de feridos. Cenário de terror que terá tirado algum sublinhado às comemorações do aniversário dos bombeiros da nossa freguesia, sobretudo no domingo, onde o programa comemorativo teve de sofrer algumas modificações de última hora, além de que o ambiente não era de festa, muito pelo contrário.

    Porém, ao início da tarde de sábado e ainda longe de se imaginar o que iria acontecer mais tarde naquela zona do Distrito de Leiria, os Bombeiros Voluntários de Ermesinde deram início ao programa de comemorações, com a entrega de emblemas aos associados com 50 anos de filiação à associação. Esta cerimónia decorreu no salão nobre da AHBVE, tendo sido homenageados 15 associados - pese embora estivessem assinalados 26 associados a serem alvo de homenagem, sendo que alguns, por motivos pessoais, acabaram por não comparecer. Seguiram-se dois exercícios de simulacro (um de acidente e outro de incêndio) junto ao Estádio de Sonhos, os quais, e apesar do muito calor que se fazia sentir, foram presenciados por numeroso público.

    E no dia seguinte, já com a tragédia de Pedrógão Grande a dominar as atenções, os BVE tiveram de proceder a algumas mudança no calendário de comemorações, desde logo anular a sessão solene, para a qual estavam previstas as presenças de membros da Liga dos Bombeiros Portugueses, da Federação dos Bombeiros do Porto, bem como autoridades da Proteção Civil, convidados que, por força maior, tiveram de se deslocar para o Distrito de Leiria no sentido de acompanhar a catástrofe que ali ocorria. Cancelado foi igualmente o desfile motorizado, que habitualmente percorre em animado cortejo diversas artérias de Ermesinde e de Alfena. Com um semblante de pesar, os bombeiros mantiveram um ou outro apontamento das comemorações previstas, tal como a romagem aos cemitérios de Ermesinde, Alfena e Águas Santas - o que se sucedeu à missa na Igreja Paroquial da nossa freguesia -, a homenagem ao bombeiro, bem como a bênção das viaturas. Neste último aspeto em particular refira-se que foram benzidas quatro viaturas, duas de combate a incêndio e outras tantas ambulâncias, cujo investimento por parte da associação humanitária ultrapassou os 150.000 euros. Nesta cerimónia da bênção, conduzida pelo pároco da freguesia, cónego João Peixoto, estiveram presentes os presidentes da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, e das juntas de freguesia de Ermesinde e de Alfena, respetivamente Luís Ramalho e Arnaldo Soares. Presentes estiveram ainda um representante da EDP e a cidadã Alice Cordeiro, que contribuíram com donativos para a aquisição destes veículos.

    Posto isto, seguiu-se um almoço convívio para a "família" dos BVE, não sem antes termos tido a oportunidade de trocar umas breves palavras com o presidente da Direção da associação humanitária, Jorge Videira, também ele visivelmente pesaroso com a situação que se vivia em Pedrógão Grande, que explicou precisamente que em sinal de respeito e de luto pelas vítimas do incêndio, onde se incluíam também bombeiros, os BVE decidiram então anular alguns apontamentos festivos, porque na verdade o ambiente era de pesar.

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].