Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2017

    SECÇÃO: Local


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

    Centro Social de Ermesinde recebeu comitiva da Coligação Unidos por Todos

    foto
    No âmbito dos contactos e visitas que têm sido levados a cabo nas últimas semanas junto da população e associações do concelho, no sentido de ouvir as necessidades e anseios da comunidade, uma comitiva da Coligação Unidos por Todos (integrada pelo PSD e pelo CDS) esteve de visita na tarde de 17 de maio ao Centro Social de Ermesinde (CSE). A receber a comitiva - a qual foi encabeçada pela candidata da coligação à Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), Teresa Raposo, e que integrava ainda o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Valongo (AMV), Alexandre da Silva Teixeira - esteve o presidente da Direção da instituição, Henrique Rodrigues, que se fez acompanhar de outros elementos daquele órgão, nomeadamente Adelino Soares, Alcina Meireles, Augusta Moura e Joaquina Patrício. Após o contacto com algumas das valências do CSE, nomeadamente o Lar de S. Lourenço, o Serviço de Apoio Domiciliário e o pólo do Centro de Emprego e Formação Profissional, onde se inteiraram de alguns aspetos ligados ao funcionamento das mesmas, os candidatos da coligação efetuaram uma breve reunião com os elementos da Direção do Centro, oportunidade então para conhecer alguns dos projetos e necessidades da instituição.

    Neste diálogo, Henrique Rodrigues começaria por sublinhar que as juntas de freguesias e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) são as entidades que estão mais próximas das pessoas, acrescentando, e no que diz respeito à JFE, que há uma longa tradição de cooperação entre o Centro e este organismo público, dando como exemplo o largo da antiga feira de Ermesinde, que é, como se sabe, propriedade da Junta e ao mesmo tempo um dinâmico palco de atividades desenvolvidas pelo CSE. Mais à frente falaria em alguns projetos que a instituição tem em carteira, sendo um dos mais relevantes a recuperação do antigo Cinema de Ermesinde. Como é do domínio público este emblemático edifício é propriedade do CSE, tendo Henrique Rodrigues lembrado que o empréstimo para a aquisição do cinema ficaria liquidado neste mês de maio, sendo que a partir de então o Centro ficaria de «mãos livres» para levar por diante o projeto que tem para reabilitar aquele espaço. Projeto que passa, em linhas gerais, pela criação de um centro de atividades ligado à componente artística para jovens portadores de deficiência. No entanto, e como frisou o dirigente da IPSS, só por si o Centro não tem capacidade financeira para arcar com toda a obra de reabilitação do equipamento, ressalvando então ser importante não só a ajuda da comunidade como também dos organismos públicos locais, concretamente a Câmara e a JFE.

    foto
    Por sua vez Teresa Raposo reconheceu e elogiou a «dinâmica e competência» que tem sido apanágio do CSE, recordando também ela a longa e estreita relação de parceria entre a instituição e a Junta, parceria essa que a candidata pretende manter caso seja eleita, recordando neste ponto que ao longo dos últimos oito anos (de governação PSD) a JFE nunca se escusou a apoiar o trabalho desenvolvido pelas IPSS's da freguesia. Relativamente ao Cinema de Ermesinde, a candidata sublinharia que foi com satisfação que ouviu dos dirigentes do CSE o projeto que está equacionado para aquele espaço, até porque, e segundo disse, o cinema, e a sua recuperação, foi uma questão que sempre a preocupou, mais concretamente no facto de o edifício estar a ficar bastante degradado. A candidata mostrou ainda um certo alívio por Henrique Rodrigues ter desmentido alguns boatos que circulam nas redes sociais, de que o cinema iria ser vendido, estando certa de que as pessoas da cidade vão ajudar a instituição nesta missão de reerguer aquele tão nobre espaço ermesindense.

    O cabeça de lista à AMV, Alexandre da Silva Teixeira, também proferiu algumas palavras neste breve encontro, começando por explicar que por motivos de agenda o candidato número um à Câmara Municipal de Valongo, Luís Ramalho, não pôde estar presente nesta visita, demonstrando em seguida o seu contentamento e orgulho pela forma como sempre visita o CSE, desde logo porque sempre que o faz leva alguma novidade, algo que nas suas palavras é prova da grandeza e dinamismo da instituição. E uma das novidades que reteve desta visita foi de facto a reabilitação do antigo Cinema de Ermesinde, um edifício que na sua voz tem grande importância para a cidade, endereçando por isso um agradecimento público ao CSE por ter arregaçado as mangas e colocado em marcha um projeto para dar novamente vida aquele espaço. Sublinharia ainda o papel responsável que quer a Câmara de Valongo quer a JFE deverão ter no apoio não só a esta casa como a outras IPSS's. MB

    RUI MARQUES APRESENTADO

    OFICIALMENTE EM VALONGO

    Entretanto, a 27 de maio, a Coligação Unidos por Todos apresentou publicamente a candidatura de Rui Marques à Junta de Freguesia de Valongo, numa iniciativa que ficou igualmente marcada pela abertura oficial da sede concelhia de campanha, situada na Rua Dr. Nunes da Ponte, em Valongo. Com a presença de Fernando Melo, presidente da Comissão de Honra da candidatura da coligação e ex-presidente da Câmara Municipal de Valongo, Rui Marques recordou o crescimento e desenvolvimento imprimido à cidade de Valongo e ao concelho durante a década de 90, em contraste com o «marasmo» hoje vivido na freguesia que se propõe liderar. «Vivemos um tempo em que devemos dar prioridade às pessoas, às causas sociais, proporcionando às populações uma maior qualidade de vida», disse, sublinhando ser este o caminho que pretende seguir. Considerando que, nos últimos anos, a cidade cresceu e a população aumentou significativamente, Rui Marques defende que é necessário melhorar as infraestuturas da freguesia. Luís Ramalho, candidato da coligação a presidente da Câmara Municipal de Valongo, destacou o potencial de crescimento da freguesia de Valongo, sublinhando a necessidade de criar condições para a fixação da população, nomeadamente no aumento do investimento, criação de postos de trabalho, mas também o reforço da oferta de transportes públicos, garantindo maior mobilidade da população. O candidato da coligação à Câmara Municipal sublinhou ainda a importância da resolução definitiva do problema dos prédios devolutos, bem como a necessidade de dignificação dos espaços públicos de lazer, de que é exemplo o Parque da Cidade, completamente largado ao abandono apesar do seu enorme potencial. Luís Ramalho defende ainda que a freguesia e o concelho devem ser uma referência do turismo de natureza e de aventura, devendo ser criadas as condições necessárias.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].