Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2017

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    2ª Revisão Orçamental passou à segunda tentativa

    foto
    Foi aprovada no dia 11 de maio, com o voto de qualidade do presidente da Câmara, a proposta da 2ª revisão orçamental, a qual inclui uma verba de 3,8 milhões de euros no orçamento da autarquia para 2017. Recorde-se que a primeira vez em que a proposta esteve em cima da mesa, no dia 20 de abril, os vereadores da oposição (CDU e a coligação PSD/PPM) chumbaram o referido documento, alegando então que não tinham sido consultados previamente para a discussão do mesmo, no sentido de darem o seu contributo para a elaboração deste. Em sessão pública do Executivo, a proposta foi novamente discutida após reuniões entre as várias forças partidárias representadas no Executivo, apresentando agora algumas alterações propostas pelas forças políticas da oposição.

    No entanto, e apesar deste contributo para a elaboração da nova proposta, a votação da mesma voltou a não gerar consenso entre os membros do Executivo, já que o PSD/PPM manteve o seu voto contra e a CDU votou pela abstenção, tendo o PS mantido o seu voto favorável. Face a esta votação, o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, teve de usar o seu voto de qualidade para viabilizar então a 2ª revisão orçamental.

    Para a coligação PSD/PPM, foram dados alguns passos nesta nova proposta, mas não os suficientes nem os concretos, acrescentando os vereadores social-democratas na sua argumentação que esperavam sinais claros de intenção de investimento no concelho, algo que em seu entender não aconteceu. O vereador Hélio Rebelo disse então que, apesar de terem sido contempladas neste novo documento algumas propostas do PSD, não foram dados sinais de intenção de execução dessas propostas e, como tal, a coligação PSD/PPM iria manter o seu voto contra esta 2ª revisão orçamental. No leque de propostas apresentadas pelo seu partido, Hélio Rebelo destacou, por exemplo, o facto de ter sido aceite uma verba de 100.000 euros para apoiar a construção da nova sede da Junta de Freguesia de Alfena, outra de 25.000 euros para a instalação de um elevador para pessoas com mobilidade reduzida na sala das artes do Auditório António Macedo (Valongo). No entanto, as propostas para a inclusão de verbas para obras de requalificação do Complexo Desportivo dos Montes da Costa e do Pavilhão da Bela, ou a aquisição de um terreno para a construção da piscina de Campo/Sobrado ficaram muito aquém das intenções.

    Por seu turno, a CDU adiantou que iria viabilizar esta nova proposta com o voto de abstenção. Segundo o vereador Adriano Ribeiro, esta revisão orçamental de 3,8 milhões de euros irá permitir resolver algumas situações que se arrastam há anos, destacando neste ponto a reposição da iluminação pública, o aumento dos subsídios dados às duas corporações de bombeiros do concelho, ou o encontro de soluções para inúmeros problemas ligados à área da Educação. Lançou, no entanto, duras críticas ao PS na sequência do chumbo da primeira proposta de revisão orçamental, acusando este partido de conduta reprovável pela forma como conduziu o assunto após a oposição ter inviabilizado a proposta a 20 de abril passado.

    José Manuel Ribeiro usaria também da palavra na discussão deste ponto, recordando algumas das áreas que irão ser intervencionadas na sequência da 2ª revisão orçamental. A título de exemplo, a construção e reparação de parques infantis, a requalificação de escolas e equipamentos desportivos, arruamentos, bem como a reposição da iluminação pública em todo o concelho, uma medida que, segundo o autarca, tem sido acolhida de forma muito positiva por parte de toda a população.

    VOTO DE LOUVOR

    AO ERMESINDE 1936

    Uma semana mais tarde, mais concretamente no dia 18 de maio, o Executivo camarário voltou a reunir em sessão pública, tendo esta sido marcada essencialmente por assuntos ligados a problemas ao nível de infraestruturas em alguns pontos do concelho. Uma dessas questões - levantada pela coligação PSD/PPM - aludiu a uma obra que, apesar de concluída, deixou algumas mazelas na Rua D. António Castro Meireles, em Ermesinde. A citada artéria foi alvo de uma recente intervenção por parte da empresa Be Water, para resolução de problemas ao nível do saneamento, mas, após a realização da obra, uma considerável extensão do piso continua remendado, isto é, sem alcatrão, conferindo assim uma imagem desagradável, não só aos moradores, mas também a quem lá transita diariamente. Na resposta a este alerta o vice-presidente da Câmara, Sobral Pires, informou que a autarquia está em contactos com a Be Water no sentido de chegar a um acordo com a empresa, para que esta leve por diante a repavimentação de toda a extensão da rua que foi afetada com a intervenção, e não apenas o local onde foi realizada a obra, como inicialmente estava previsto em termos contratuais.

    Ainda antes do período da Ordem de Trabalhos, a coligação PSD/PPM propôs um voto de louvor ao Ermesinde Sport Clube 1936, que, quatro dias antes, havia alcançado o título de campeão da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto e a consequente subida de escalão. A proposta seria mais tarde aprovada por unanimidade.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].