Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2017

    SECÇÃO: Destaque


    SECRETÁRIA DE ESTADO DA SEGURANÇA SOCIAL ESTEVE PRESENTE NA INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO DO CIDADÃO DE ALFENA

    Alfena, Campo e Sobrado já têm os respetivos Espaços do Cidadão

    Foto CMV
    Foto CMV
    As freguesias de Alfena, Campo e Sobrado foram neste mês de março dotadas com Espaços do Cidadão. A inauguração mais recente aconteceu precisamente a 31 de março (sendo esta uma das razões pelas quais fechamos a presente edição mais tarde), em Alfena, e que contou com a presença da Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim. Localizado no Centro Cultural de Alfena, o Espaço do Cidadão de Alfena vem completar a Rede Municipal de Proximidade Administrativa do Município de Valongo que passa a dispor de Espaços do Cidadão em todas as freguesias do concelho, conferindo também mais dinamismo ao Centro Cultural de Alfena localizado no antigo edifício da Escola Primária da Igreja, na Rua de S. Vicente. Presentes neste ato estiveram ainda diversas individualidades políticas locais, entre outros o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Soares.

    Neste único balcão de atendimento personalizado, os cidadãos terão acesso a diferentes entidades e a inúmeros serviços da administração pública (central e local), sem terem de se afastar muito dos seus locais de residência ou de trabalho. «Estamos a investir na proximidade administrativa através da aposta na descentralização dos serviços públicos, combatendo a infoexclusão e promovendo a igualdade social, a coesão e o desenvolvimento do nosso território», salientou José Manuel Ribeiro. O autarca sublinharia ainda que com a abertura deste espaço «fica assim fechada rede de proximidade administrativa». Aproveitando a presença da governante, o edil valonguense recordou ainda todo o processo com vista à instalação quer da Loja do Cidadãos quer dos Espaços do Cidadão no concelho, um objetivo da Câmara que começou a ser trabalhado há dois anos atrás na sequência dos primeiros contactos com a Administração Central. Hoje esse objetivo é uma realidade, tendo José Manuel Ribeiro recordado, a título de exemplo, que a Loja do Cidadão instalada em Ermesinde é uma das que mais pessoas recebe diariamente em toda a região. O autarca referiu ainda que este tipo de serviço de proximidade «é muito importante, pois vem mudar a vida das pessoas, no facto de não terem de se deslocar ao centro do concelho para tratar de assuntos diversos. Isto é um ganho para a população», agradecendo ainda ao Estado, através do atual Governo, a ajuda dada na concretização do objetivo de dotar todas as freguesias do concelho com este serviço de proximidade.

    Por sua vez, a Secretária de Estado da Segurança Social destacou as vantagens dos Espaços do Cidadão, desde logo no sentido de juntarem no mesmo local diversos serviços públicos, evitando que os cidadãos se desloquem para fora das suas zonas de residência para tratar de assuntos. Cláudia Joaquim referiu ainda que, independentemente do Governo que esteja em funções, é sempre importante manter as boas medidas, e que esta medida, a criação das Lojas do Cidadão, foi sem dúvida «uma boa medida» criada pelo Estado, anunciando ainda que este ano vão ser abertos mais Espaços do Cidadão noutros pontos do país.

    Recorde-se que para além do Espaço do Cidadão de Alfena, foram também inaugurados no mês que hoje termina os Espaços do Cidadão de Sobrado e de Campo, respetivamente nos dias 17 e 24. Em Sobrado, este serviço público está instalado na antiga Escola de Campelo, ao passo que em Campo encontra-se a funcionar no centro cultural local. Os Espaços do Cidadão de Campo e de Sobrado serão também um ponto de acesso à Rede Pública de Bibliotecas de Valongo, disponibilizando aos leitores acesso físico aos cerca de 40.000 livros disponíveis no catálogo.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].