Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2017

    SECÇÃO: Local


    A CONVITE DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA E CULTURAL DE ERMESINDE…

    Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia trouxe à nossa cidade o espetáculo Primavera XXI

    A convite da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) o fórum cultural da nossa freguesia recebeu na tarde de 12 de fevereiro os alunos da Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia, os quais deram vida ao espetáculo "Primavera XXI", um musical baseado no original Frühlings Erwachen (O Despertar da Primavera), de Frank Wedekind, de 1891. Tratou-se de um drama juvenil encenado por Daniela Costa, no qual participaram 22 atores, com idades compreendidas entre os 10 e os 21 anos, e onde foram abordados temas como o incesto, a homossexualidade, a primeira experiência sexual, a vergonha, o abuso de menores, prostituição, a relação entre pais e filhos, a diferença entre mentalidades, o desenvolvimento da adolescência, a gravidez ou a vergonha. Este último tema, a vergonha, está, aliás, inserido em toda a peça, pois, durante o desenrolar da narrativa, podemos ver o desenvolvimento dos personagens, como a inocente Maria, interpretada pela atriz Raquel Santos, que esteve durante algum tempo num colégio de freiras, e desconhece a realidade que a rodeia, principalmente temas como o processo reprodutivo, ao contrário da sua irmã mais nova, que, como frequentou uma escola pública, acabou por ter um processo educativo diferente. A mãe de Maria, sente-se constrangida quando esta lhe pergunta acerca do processo reprodutivo, ao qual, responde à filha com a história da cegonha, por ter vergonha de falar com ela sobre sexo. Outro exemplo, é o personagem Marco Esteves, interpretado pelo ator Tiago Batista, que frequenta um colégio de elite, e morre de vergonha dos seus resultados académicos, o que origina a que diversas vezes seja vítima de troça de alguns colegas.

    A peça assume-se assim como um espelho da sociedade juvenil do século XXI, onde são expostas algumas questões com as quais os jovens lidam diariamente, questões essas que marcam o fim da idade da inocência, durante a juventude, rumo à descoberta de uma nova vida em que são abordados os temas atrás anunciados.

    TRIBUTO A ARY

    DOS SANTOS

    Entretanto, também no Fórum Cultural de Ermesinde, mas no dia 18 de fevereiro, a AACE voltou a levar à cena o Tributo a Ary dos Santos, através da valência "Voz Ligeira". A reposição deste espetáculo temático de homenagem ao citado poeta, a solicitação da CMV, justifica-se no êxito que o mesmo mereceu na sua estreia, com casa cheia, em junho passado. A AACE voltou assim a homenagear um poeta que marcou de forma tão significativa uma época do nosso país, não só na vida cultural e literária, mas sobretudo na utilização da poesia como meio de intervenção política.

    Por: Diogo Moreira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].