Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2017

    SECÇÃO: Local


    Valongo a Mexer 2017 envolveu mais de 500 participantes numa noite de luz, cor, alegria, música e dança

    Foto VALONGO A MEXER
    Foto VALONGO A MEXER
    Com o imprescindível apoio da Câmara Municipal de Valongo que se fez representar pelo vereador do Desporto Orlando Rodrigues, a Associação Juvenil e Cultural de Penido (Sobrado) organizou o evento sócio cultural que em edições anteriores tem colocado Valongo ao rubro: Valongo a Mexer 2017. Com apoio, cooperação, amizade e acima de tudo muito sacrífico pessoal de todos os envolvidos, o Pavilhão Municipal de Valongo encheu-se no passado dia 4 de fevereiro de pessoas, luz, cor, alegria, música e dança. Orgulhosa de trazer a Valongo grupos de norte a sul do país, a competição foi acérrima. Este ano elevava-se em número o grupo de participantes, 42 para sermos mais precisos, sendo que os elementos destes grupos elevaram o dígito da edição do ano anterior, passando de 427 para mais de 500.

    Todos os anos a organização deste evento tem o cuidado de contratar júris especializados na área da dança em vários estilos. Este ano nunca poderia ser exceção. Desta forma, perante uma plateia extasiada, a Festa da Dança começava e perante um júri composto pela Margarida Martins (Lisboa), Vítor Kpez (Matosinhos) e Cláudia Aguiar (Porto). Os prémios monetários atribuíram-se aos primeiros lugares dos três escalões diferentes de dança, mas os segundos e terceiros lugares também não deixaram de ter uma menção honrosa pelo seu desempenho.

    Não seria justo deixar de mencionar que na maior parte destes grupos de competição os seus princípios assentam na solidariedade, que entre eles é "permuta". Sentem as causas como suas e acedem aos convites que os fazem mover entre concelhos, autarquias, localidades.

    Com participantes que vão de faixas muito jovens a mais adultas, estes princípios morais não poderiam ser melhores. Os resultados são simples: a dança fá-los sorrir, sorrir fá-los dançar. As famílias movem-se com eles, ajudando para que tudo se torne possível e sorrindo elas também quando muitas vezes os corpos desgastados pelos seus trabalhos lhes pediriam para descansar.

    Já tínhamos testemunhado esta sua atitude em Ermesinde, quando vieram "Dançar para Ajudar" a IPSS Ermesinde Cidade Aberta, a que não faltou a alegria contagiante do multifacetado professor de dança que dá um fantástico "speaker". Os seus créditos não ficaram por mãos alheias, tal como o fez agora em Valongo - Gil Carvalho.

    Usar palavras para expressar vivências e aprendizagens destas, só pode mesmo ser uma honra.

    Até à próxima edição do Valongo a Mexer e até sempre na lição que associações como a AJCP dão na arte de dançar e bem-fazer em prol de quem, sozinho, nunca conseguiria apoiar os menos afortunados, quer sejam adultos, jovens ou crianças de um Portugal que se quer mais justo, equitativo e humano.

    Bem hajam e parabéns a quem se atreveu a mexer, remexer e voltar a mexer na ousadia de não se aquietar!

    Por: Glória Leitão

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].