Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2017

    SECÇÃO: Local


    ADICE promoveu ação de sensibilização e (in)formação para ajudar crianças e jovens a alcançarem o sucesso na escola

    foto
    "Ser pai ou mãe não se afigura como uma tarefa fácil nos dias de hoje". Esta frase serviu de mote para a ação de sensibilização e (in)formação "Quero ser um bom aluno", dinamizada pela ADICE no passado dia 13 de fevereiro.

    Pensada no sentido de elencar as dificuldades que os pais/mães e encarregados/as de educação têm na tarefa diária de apoio ao estudo e aos trabalhos de casa, esta ação, que decorreu no Centro Social e Comunitário da Cidade de Ermesinde, foi ministrada por Ana Manta, especialista em desenvolvimento infantil e intervenção precoce, que, entre outros temas, abordou as formas de motivação para o estudo e estratégias para melhorar a auto-estima.

    Diante de um número considerável de encarregado(a) de educação que ali se deslocaram, Ana Manta apresentaria então os "Dez Mandamentos dos Pais, Mães e de Estudantes", não sem antes endereçar à plateia um ou outro conselho aos progenitores que vivem permanentemente na ânsia de os seus rebentos atingirem a perfeição nos vários papéis que desempenham, desde logo o papel de estudantes. Neste ponto, a convidada da ADICE sublinharia que, mais do que do ambicionar que os nossos filhos alcancem boas notas na escola, devemos apostar na construção de uma permanente boa relação com eles. Ficou a dica.

    Bom, no que concerne aos "Dez Mandamentos dos Pais, Mães e de Estudantes" a convidada explicou a essência de cada um deles, recorrendo muitas vezes a sua própria experiência enquanto mãe de três filhos, partilhando com os presentes estratégias para ajudar e motivar os/as filhos/as para o estudo e transformar um momento temido num momento divertido! O primeiro dos dez mandamentos ali mencionados aludia à maneira como os pais falam com os seus filhos, muitas vezes aos gritos, uma postura que a especialista contraria, já que, de acordo com a sua visão, a maneira como dialogamos com os nossos filhos é muito importante para a relação próxima que se quer construir. Por isso, não grite! O mandamento seguinte evidencia que os pais devem mostrar interesse pela vida dos filhos, no sentido de os questionar diariamente como correu o dia na escola, o que aprenderam, em suma, inteirarem-se dos "mais e dos menos" dos dias deles. O terceiro mandamento refere-se à organização, na ajuda que os pais devem dar aos filhos com a intenção de estes organizarem o seu dia-a-dia. A motivação é a palavra chave do quarto mandamento, um aspeto deveras importante quando temos filhos em idade escolar, sendo pois de grande importância mantê-los motivados no processo de busca permanente do conhecimento. O quinto mandamento alude à logística, mais precisamente na criação de um espaço destinado ao estudo, um lugar fixo que o seu filho encare como o cantinho de ele estudar e fazer os trabalhos de casa. O mandamento seguinte assume de igual modo muita importância no dia a dia de um filho estudante, já que diz respeito à concentração e atenção, e neste campo os pais têm um papel fundamental no alcance deste dois aspetos. O treino da memória é de igual modo um passo importante para termos um bom aluno em casa, e nesse sentido os pais devem fazer um esforço para exercitar a memória dos seus rebentos através de exercícios muito simples, como, por exemplo, fazer com que memorizem números de telefone de familiares ou até a lista do supermercado. Uma das causas da negação ao estudo é a antipatia que os jovens por vezes nutrem pela escola enquanto instituição, e assim sendo o oitavo mandamento aconselha os pais a criar uma imagem positiva em torno da escola, a não criticar a entidade escola à frente dos seus filhos mesmo quando existem razões para o fazer. O nono mandamento salienta a atitude positiva que os pais devem incutir nos seus filhos face ao estudo, tendo Ana Manta referido neste ponto que muitos trabalhos de investigação mostram que uma atitude positiva face ao estudo é um dos pilares de alunos bem sucedidos. Por último, e um conselho muito importante para os pais a fechar esta lista de mandamentos: quando estiver a desesperar, respire fundo e conte até dez! Ficaram as dicas.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].