Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2016

    SECÇÃO: Desporto


    Os momentos marcantes do desporto local e concelhio em 2016

    JANEIRO

    Fotos ARQUIVO
    Fotos ARQUIVO

    16 e 17 de janeiro: O Complexo de Ténis da Vila Beatriz foi palco do Torneio Pink Tour, organizado pela Associação de Ténis do Porto em conjunto com o Clube de Ténis de Ermesinde. Destinada às variantes de singulares e pares femininos a competição teve como vencedoras Isabel Chorão Lara Santos e Ana Chorão.

    foto

    17 de janeiro: Ricardo Marinheiro e Isabel Caetano foram os grandes vencedores da Taça de Portugal de Ciclocrosse na categoria de elite, cuja terceira e última prova decorreu na Quinta das Arcas, em Sobrado.

    23 de janeiro: Cerca de 1500 atletas participaram no Raríssimas Trail, evento que decorreu nas Serras de Valongo. Esta prova, de cariz 100 por cento solidário, foi realizada com o intuito de apoiar a Associação Raríssimas.

    31 de janeiro: A equipa de sub-19 femininos do CPN conquistava pelo quinto ano consecutivo (!) o título distrital de basquetebol da categoria. As cepeenistas levaram a melhor sobre o CLIP, o Coimbrões, e o Desportivo da Póvoa, numa fase final que decorreu no Pavilhão da Nortecoope, na Maia.

    FEVEREIRO

    14 de fevereiro: A equipa do Lisbon Casuals sagrou-se neste dia campeã nacional de seniores femininos de hóquei indoor, cuja fase final decorreu no nosso concelho, mais concretamente na freguesia de Sobrado, cujo pavilhão municipal recebeu durante dois dias - 13 e 14 de fevereiro - as quatro equipas que discutiram entre si a conquista do ceptro nacional. Para além da turma lisboeta estiveram em Sobrado as equipas do Lousada, do Belenenses e do Viso.

    foto
    21 de fevereiro: Cerca de 400 atletas e dirigentes desportivos do Concelho de Valongo foram nesta noite alvo de uma homenagem da parte da Câmara de Valongo, no seguimento das respetivas performances desportivas obtidas ao longo da temporada desportiva de 2015/16. A referida homenagem foi inserida na Gala de Mérito Desportivo do Concelho de Valongo, a qual teve lugar no Pavilhão Municipal de Ermesinde.

    foto

    21 de fevereiro: Também neste dia o CPN vivia mais um capítulo dourado pela mão da sua secção de basquetebol. A equipa de sub-14 femininos do emblema ermesindense concluía uma caminhada 100 por cento vitoriosa no Campeonato Distrital da categoria - cuja fase final foi realizada no Pavilhão Municipal da Póvoa do Varzim -, trazendo para as recheadas vitrinas do clube mais um troféu.

    MARÇO

    foto

    1 de março: Março trouxe consigo boas notícias para os entusiastas do polo aquático da nossa cidade, na sequência do anúncio feito pelo CPN dando conta da reabertura da secção daquela modalidade. A secção iria ser conduzida por Nuno Lago, uma figura que enquanto jogador integrou as primeiras equipas de polo aquático cepeenista, e que agora retornava a casa com a missão de ajudar a recolocar o nome do clube no topo da modalidade.

    ABRIL

    foto

    9 de abril: a Associação CAMME CR - Centro de Artes Marciais Mistas de Ermesinde - Carlos Resende - esteve presente no Torneio Inter-Estilos de Taekwondo Marcial, um evento organizado pela Escola de Taekwondo & Defesa Pessoal das Caldas da Rainha e que teve lugar no Pavilhão Rainha D. Leonor. Os atletas da CAMME CR participaram nas categorias de Chaio-Daerion (combate) de nível 1 e 2 (amadores), masculinos e femininos, nas categorias de infantis, juniores, seniores e veteranos, tendo obtido vitórias em todas estas categorias.

    29 de abril: Rui Moutinho foi eleito a 29 de abril presidente da Direção do CPN para o triénio 2016-2018. Numa Assembleia Geral Ordinária ocorrida no salão nobre da coletividade cerca de seis dezenas de associados da mesma elegeram a lista de Moutinho - a única lista que foi a sufrágio - por maioria. Moutinho sucedia assim no cargo a Paulo Sousa, que havia estado aos comandos do clube nos seis anos anteriores.

    MAIO

    foto

    1 de maio: Foi praticamente em cima da meta, isto é, muito perto da conclusão do Campeonato da Divisão de Honra, que o Ermesinde 1936 garantiu a permanência naquele que é o segundo escalão da Associação de Futebol do Porto. Facto ocorrido em S. Mamede de Infesta, onde os verde-e-brancos bateram a equipa local por 1-0, em partida referente à penúltima jornada, assegurando matematicamente a manutenção. Na classificação final os ermesindistas ficaram no 8º lugar, com 39 pontos.

    JUNHO

    foto

    4 e 5 de junho: Este fim-de-semana 4 e 5 de junho trouxe muitas emoções ao Pavilhão Municipal de Ermesinde. Na manhã do dia 4 a equipa de minis da secção de andebol do CPN realizou o seu último jogo oficial da época, tendo recebido e vencido o AC Lusitanos por 50-35. Foi o jogo da consagração para os mais jovens e mais recentes campeões do andebol cepeenista, que na semana anterior haviam já garantido matematicamente o primeiro lugar da Série A da Prova Regional do seu escalão, na variante de Andebol de 5. Vale a pena recordar que o CPN era pela segunda vez consecutiva vencedor desta Prova Regional (equivalente à 1ª divisão regional). No dia seguinte disputou-se a fase final do Campeonato Regional de Iniciados masculinos da 2ª Divisão, tendo a equipa da casa, o CPN, ficado no quarto lugar da classificação geral, enquanto que o GC Santo Tirso sagrou-se campeão regional da categoria.

    17 de junho: Jorge Costa foi reconduzido neste mês de junho como presidente da Direção do Ermesinde Sport Clube 1936. O ato eleitoral, ao qual apenas concorreu uma lista, e que seria eleita por maioria, ocorreu a 3 de junho, ao passo que a tomada de posse dos novos órgãos sociais do clube com vista ao triénio de 2016/2019 aconteceu duas semanas mais tarde, na noite de 17 de junho, na sede social dos ermesindistas.

    11 e 12 de junho: A equipa sénior da secção de andebol do CPN conquistava no fim-de-semana, em Penafiel, o título de campeão regional de juniores/seniores da Associação de Andebol do Porto (AAP). A final teve lugar no domingo, dia 12, ante a equipa anfitriã, e confirmou o regresso aos títulos dos seniores do CPN, numa época que foi também a do regresso deste escalão à competição andebolística oficial.

    17, 18 e 19 de junho: O CPN sagrava-se bi-campeão nacional de basquetebol no escalão de sub-14 femininos diante do seu público. Para além da equipa da nossa cidade a fase final - que decorreu no Pavilhão Municipal de Ermesinde - do referido escalão contou com as presenças do CAB Madeira, do GDESSA, do União Sportiva, da Sanjoanense e do Benfica. As cepeenistas contabilizaram cinco vitórias noutros tantos encontros realizados, e no final do evento, e com o Poder Autárquico (presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, e o vereador do Desporto da edilidade, Orlando Rodrigues) a aplaudir, as propagandistas receberam o troféu que as coroava então bi-campeãs nacionais.

    JULHO

    31 de julho: O último dia de julho ficou marcado pela realização da 5ª edição do Trail Santa Justa (Valongo). O evento, organizado pela equipa Oralklass-Amigos do Trail, em parceria com o Grupo Dramático e Musical de Campo e a Câmara Municipal de Valongo, contou com a participação de 1300 atletas. Com partidas e chegadas Junto à Capela de Santa Justa, esta competição integrou duas provas, mais precisamente o Trail Santa Justa, com um percurso de 30 quilómetros, e o Mini-Trail Santa Justa, que foi desenrolado numa distância de 15 quilómetros. Na primeira prova o primeiro a cortar a meta foi Armandino Taborda (atleta individual), com um registo de 2h55m40s, ao passo que no trail curto o mais rápido foi Nélson Graça (da equipa Team GoldNutricion/Run.pt) com a marca de 1h27m11s. Em paralelo a estas duas provas realizou-se uma caminhada de seis quilómetros.

    AGOSTO

    7 de agosto: O sobradense Rui Vinhas sagrou-se neste dia vencedor da Volta a Portugal nem Bicicleta. O ciclista que envergou as cores da equipa do W52-FC Porto tornava-se assim no quarto cidadão de Sobrado a vencer a prova rainha do ciclismo português, depois de Fernando Moreira, Joaquim Leão e Nuno Ribeiro o terem conseguido.

    SETEMBRO

    foto
    16, 17, 18, 23, 24 e 25 de setembro: Ermesinde foi no mês de setembro, e pelo 17º ano consecutivo, a capital do basquetebol de formação no setor feminino, no seguimento de mais uma edição do Torneio Internacional de Basquetebol do CPN. À semelhança do que vem acontecendo no passado recente, o certame dividiu-se em dois fins-de-semana consecutivos e juntou algumas das melhores equipas e atletas do basquetebol de formação nacional e internacional (neste caso em concreto da região da Galiza). No total foram 300 as atletas que deram vida a esta 17ª edição do torneio, em representação de duas dezenas de equipas, nomeadamente o Queluz, a Juvemaia, o Carnide, o Guifões, o Galitos, a Juventude Pacense, o Olivais, o Gafanha, o Desportivo José Régio, a Quinta dos Lombos, o Desportivo de Leça, o António Aroso, a Sanjoanense, o CLIP, o Ginásio Clube de Águeda, o FC Porto, o Esgueira, o Grupo Desportivo Alberta Menéres, o Carmelita Ourense (da Galiza), e claro, a turma da casa, o CPN. No primeiro fim-de-semana de competição entraram em ação as equipas do escalão de sub-16, ao passo que no fim-de-semana seguinte realizou-se a competição destinada ao escalão de sub-14. Quanto a vencedores, o Queluz levou a melhor em sub-16, enquanto que em sub-14 a festa foi feita pelo CLIP.

    OUTUBRO

    foto

    1 e 2 de outubro: Mais do que uma enorme festa "este" foi um momento onde foi possível testemunhar a vitalidade e dimensão gigantesca daquele que é indiscutivelmente um dos grandes símbolos da cidade de Ermesinde, o CPN. Uma constatação que foi possível extrair do fim-de-semana de 1 e 2 de outubro, altura em que o prestigiado emblema da nossa freguesia levou a cabo dois pomposos apontamentos no sentido de dar início aos festejos do seu 75º aniversário.

    foto

    15 de outubro: Fernando Assunção venceu a 3ª edição do Torneio de Xadrez "António Torcato", evento que o CPN levou a cabo e que esteve inserido no programa das comemorações do seu 75º aniversário.

    NOVEMBRO

    26 e 27 de novembro: Do pódio da qualificação para o título de campeão nacional, eis o trajeto traçado pela equipa de natação do CPN no Campeonato Nacional de Clubes 3ª e 4ª divisão, decorrido em Abrantes, a única competição nacional de natação pura onde apenas há títulos coletivos. A prova foi dividida nos escalões de masculinos e femininos, com 24 equipas a competir em cada um deles, as quais participam em 13 provas individuais. O Clube de Propaganda da Natação, protagonizou uma meia surpresa ao sagrar-se Campeão Nacional de Clubes da 4ª Divisão feminina.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].