Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2016

    SECÇÃO: História


    foto
    60º aniversário do Centro Social de Ermesinde (24)

    O Centro de Assistência Social em 1960

    Nas duas últimas edições reproduzimos a entrevista feita, no início de 1961, por este órgão de comunicação ao Presidente da Direção do Centro de Assistência Social de Ermesinde, António Moreira da Silva, relativamente à atividade desta instituição. Vimos as dificuldades que os dirigentes do Centro tinham de ultrapassar, tanto de ordem financeira como também de ordem social, de permeio com algumas incompreensões, para continuar a apoiar humanitariamente as pessoas mais pobres de Ermesinde, que era a razão de ser do Centro Social.

    Hoje vamos divulgar o nome dos sócios que faziam parte dos órgãos sociais e das Comissões que se constituíram para trabalhar voluntariosamente nas várias valências que o Centro de Assistência Social tinha em 1961.

    No final, damos a conhecer os nomes dos que ajudavam o Centro, com géneros e com dinheiro.

    Os livros de atas, no que se refere aos órgãos sociais para 1960 (eleitos a 1 de fevereiro desse ano), referem apenas a Assembleia Geral e a Direção. Do 1.º órgão faziam parte: Dr. José Ribeiro Pereira (Presidente), Dr. Luís António Ferreira Ramos (Vogal) e António Américo Pinto de Almeida (Vogal); da Direção: António Moreira da Silva (Presidente), Joaquim da Silva Seabra (Secretário), António Ferreira do Vale (Tesoureiro) e José Ferreira do Vale (Vogal) Luís António (Vogal).

    Quanto às Comissões para 1961, a Direção do Centro, com o objetivo de descentralizar os serviços que estão à sua responsabilidade, resolveu, em reunião, nomear para as secções que lhe estão dependentes várias comissões com as constituições que se seguem. A do Rancho Folclórico: Presidente - Alberto Delgado, 1.º Secretário - António Reis Júnior, 2.° Secretário - Manuel da Conceição Pereira, Tesoureiro - Carlos Moutinho de Almeida e Diretor-Técnico - Manuel Gonçalves Paula; a do Teatro e Cinema: Presidente - José Alves dos Reis, Secretário - José Maria Dias Martins, Tesoureiro - Armando José da Mota e Vogais - Domingos Pinto da Costa e Luciano Pinto da Costa; a da Secção Desportiva: Presidente - Manuel da Conceição M. Pereira, Secretário - José Leal, Tesoureiro - António Reis Júnior e Vogais - Alvarinho Ribeiro e António Moreira da Silva; a do Jornal "A Voz de Ermesinde": Presidente - Luís António, Secretário - António Reis Júnior, Tesoureiro - José Ferreira do Vale e Vogais - António Moreira da Silva e Joaquim da Silva Seabra; a da Esplanada do Centro: Presidente - Alvarinho Ribeiro, Secretário - António Reis Júnior, Tesoureiro - Aurélio Carneiro e Vogais - Miguel de Sousa, José da Costa e Eduardo Rosa de Queirós; Encarregado da Esplanada - Humberto J. Ribeiro; a das Excursões: Presidente - José Santos, Secretário - Amândio Pinto e Tesoureiro - Mário Ferreira do Vale.

    foto

    Quem ajudou

    o Centro Social

    no ano de 1960?

    E porque estamos no Natal, vale a pena lembrar como o Centro de Assistência Social de Ermesinde era uma instituição onde convergiam as boas ações da população local e das empresas que, com mais posses, partilhavam com os mais necessitados.

    Entre os que ajudaram esta Instituição de Caridade, no ano de 1960, há 56 anos, e a quem os dirigentes do Centro de Assistência Social fizeram questão de agradecer publicamente, estão: os proprietários dos talhos de Ermesinde, que continuaram a dar ossos e gorduras para a sopa; Joaquim Ferreira Lino, por ter oferecido 50 carcaças de meio quilo; Álvaro Mendes, da Rua de S. Lourenço, 10,300 quilogramas de pão de milho; 800 gramas de pêssegos secos; 250 gramas de bombons; uma caixa com 80 sardinhas e 1 pacote de massa fina; Clube de Propaganda de Natação, de Ermesinde, pela generosa oferta de sanduíches, bolos e grande quantidade de doces, que foram distribuídos pelos pobres; Dr. Joaquim Maia Aguiar - Ermesinde, que deu 5 litros de azeite; a Fábrica de Malhas Formosa, de D. Maria Emília Castro, Avenida Ribeiro Teles - Ermesinde, 18 casacos e blusas de malha, que foram distribuídos pelos pobres; a Têxtil de Ermesinde, de António da Silva & Filho, Rua Rodrigues de Freitas, 492, 2 peças de pano para vestidos; Tenente-Coronel Aires Martins, Roseiral - Ermesinde, 1 bolo-rei e 2 garrafas de Vinho do Porto; proprietários dos veículos que tomaram parte na recolha de donativos para o Natal dos Pobres, Mário Marques da Silva, Artur Lopes, a Firma Américo Pereira de Faria e Diamantino Torres, Aníbal Moura e Diamantino Moreira da Silva Pontes; o Pároco Luís Vieira dos Santos, pela cedência do armazém para a recolha de donativos; a Casa Silva, da Rua de Costa Cabral, 1077 - Porto, diversos agasalhos para os nossos pobres; César Duarte, de Sampaio - Ermesinde, que fez a oferta de 88 brinquedos para distribuir pelas crianças pobres; os senhores Manuel Maria da Fonseca Campos, António Borges Gomes, Mário Moreira do Vale, António Taveira, Belmiro Marques Alves, Luís da Costa, Fernando de Oliveira Cabral, Eng.º Guedes, Aníbal Valdemar F. Lima, Francisco da Costa Lima, António Fernandes da Silva Barbosa, Fernando, Francisco da Costa Lima, por terem oferecido bilhetes do Sorteio do Natal, em benefício dos nossos pobres socorridos pelo Centro.

    Em dinheiro, registaram-se as seguintes ofertas: Júlio de Freitas, Ermesinde, 500$00; Domingos da Cunha Reis, proprietário do Cine Ermesinde, 500$00; Luís Soares, da Fábrica de Tecidos de Ermesinde, pano-cru para lençóis e a importância de 500$00; SOCER - Sociedade Central de Resinas, Rua Elias Garcia, Ermesinde, 500$00; Eng.º António Jorge Monteiro, Avenida Ribeiro Teles, Ermesinde, 50$00; Manuel Ferreira Ribeiro, Quinta Smidt, Ermesinde, 50$00 e um anónimo do lugar de Liceiras, Erme-sinde, 30$00.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].